EDITORIAL : HIDROXICLOROQUINA , AFINAL QUEM ESTÁ CERTO OU ERRADO?


Foto reprodução internet
Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

E a polêmica com a grande “vedete “ dessa pandemia – O  medicamento, Hidroxicloroquina -  continua. Muita coisa  se falou, inúmeros especialistas ja se manifestaram a favor e contra, noticias já foram veiculadas, algumas verdadeiras outras mentiras e  para variar mais uma surge no meio jornalistico e vem diretamente da França . Segundo  a agência France Presse, governo da França proibiu hoje (27),  oficialmente,  o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19 nos hospitais. A decisão foi tomada depois que duas entidades responsáveis pela saúde pública no país se declararam contrários à utilização da substância.
Desde o fim de março a hidroxicloroquina, derivado da cloroquina, um medicamento de combate à malária, era utilizada, de maneira excepcional, nos hospitais franceses para tratar casos graves do novo coronavírus. O uso em testes clínicos continua autorizado.
"Seja em consultas ou no hospital, esta molécula não deve ser prescrita para pacientes afetados pela Covid-19", afirmou o ministério da Saúde, após a publicação do decreto de proibição no Diário Oficial.
O governo francês decidiu proibir a hidroxicloroquina depois que o Alto Conselho de Saúde Pública desaconselhou seu uso na terça-feira (26), com exceção dos ensaios clínicos.
Remédio indicado no tratamento contra a malária, a hidroxicloroquina, derivada da cloroquina, tem sido usada desde o final de março, de forma excepcional, em hospitais franceses para tratar casos graves do coronavírus. 


No Brasil, a situação é diferente. O presidente Jair Bolsonaro é um entusiasta da hidroxicloroquina e cloroquina. E apesar dos estudos contrários, o mandatário da República permanece defensor do protocolo, inclusive baixou um decreto autorizando o uso nas UBS e nos hospitais públicos em todo o pais, porem, alguns Estados e prefeituras estão descumprindo o decreto baseado em decisão do TSF que deu plenos poderes para que governadores e prefeitos decidissem o que quiserem no que tange a prevenção e combate a pandemia. 

Enquanto isso, a população mundial fica atônita em meio a toda essa incerteza e as sucessivas mortes que vem acontecendo provocado pelo novo coronavirus. Esperamos que no final de tudo isso apareçam as respostas e assim sim veremos quem estava de fato certo ou errado. 

Até lá o que temos que fazer é nos proteger  e as nossas famílias  cumprindo  as orientações de higienização e prevenção,  como o uso  das máscaras protetoras e do álcool 70 em gel . 



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS