CORONAVÍRUS: POR QUE ALGUNS PACIENTES JÁ RECUPERADOS VOLTAM A TER TESTE POSITIVO PARA COVID-19?



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

O blog do professor TM tem sido questionado por alguns leitores sobre a possibilidade de uma pessoa que foi contaminada pelo Coivd-19 e curada voltar a ser acometida da doença, ou seja , o vírus corona pode contamina-la de novo ? A resposta é não!

A  OMS -  Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que uma pessoa ja curada do Covid-19 pode um exame detectar um "falso positivo", porém, que isso não significa necessariamente que elas voltarão  a adoecer da covid-19.

"O que estamos vendo em algumas pessoas é que, depois de ter dado positivo para covid-19, passada uma semana ou duas, ou até mesmo mais tempo, elas testam positivo de novo", explica à BBC a médica Maria Van Kerkhove, epidemiologista da OMS. "O que acontece na verdade é que, enquanto os pulmões se curam, algumas células mortas do pulmão são expulsas. São esses fragmentos de pulmão que levam ao teste positivo."

Os testes de reação em cadeia da polimerase — com os quais se "amplificam" ou copiam pequenos segmentos de DNA — são os recomendados pela OMS para confirmar os casos de covid-19, uma vez que detectam diretamente o ácido ribonucleico (RNA), ou seja, o material genético do vírus, nas amostras tiradas de secreções respiratórias do paciente.

Assim, o resultado positivo em segundos exames, mesmo depois que o paciente estiver recuperado da covid-19, "não é (sinal da presença do) vírus infeccioso, não é uma reinfecção, não é uma reativação (da doença), mas sim parte do processo de cura do corpo, que é registrado na amostra que dá positivo", explicou Van Kerkhove no programa da BBC The Andrew Marr Show.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem