ESPAÇO DO LEITOR; OPINIÃO DO PASTOR TEOBALDO


Foto arquivo blog do professorTM

Pastor Teobaldo Pedro
Juazeiro-BA.

7 de abril, Dia do Jornalista. Existe algo a se comemorar?

Penso que sim. Mesmo com tantos equívocos por aí, travestidos de Jornalismo. Para mim uma das profissões mais nobres que há é a do Jornalista. Cabe a ele informar à Sociedade Verdade dos fatos e gerar reflexões a partir disso, que resultem em debates, que provoquem mudanças reais e necessárias na Comunidade.

O Jornalista é um ser que precisa exercitar a Ética todo o tempo na transmissão do fato, sem submete-lo apenas ao crivo da sua ideologia, interesse particular ou de quem quer que seja. O bom Jornalismo consiste na transmissão da realidade, dentro da impessoalidade da narrativa que, por perseguir a Verdade, deixa àqueles que consumirão sua produção a nobre missão de tirar conclusões. Jornalismo não é indução, é informação!

É, portanto, sua Missão exercer sua função de modo objetivo e impessoal. Sua ação é necessária, posto que registra evidências que ecoarão na História, por gerações vindouras. E a História é construída a partir das narrativas registradas. Daí a importância de se registrar a verdade dos fatos e não apenas uma verdade ideológica sob a perspectiva de quem a escreve.

Embora hoje se pratique, por demais, o chamado jornalismo engajado, ideológico ou de mercado - o que busca se adequar a interesses diversos - e este seja um subproduto de uma época de Pós-verdades e verdades relativizantes, ainda assim é na Imprensa que está o último bastião de resistência da informação. Isso desde que esta não se coloque a serviço de algo ou alguém que desvirtue o fato e gere algo parecido com a verdade, mas somente parecido. Hoje chamado por alguns de "Fakenews institucional".

Meus parabéns aos Jornalistas que ainda investigam os fatos e os relata como são, ainda que pensem particularmente diferente deles. Isso é ser testemunha factual da História! Parabéns aos que preferem a nudez da Verdade ultrajada e traída à conveniente e socialmente aceitável roupagem da Mentira. Parabéns, nobres profissionais!



Para ler mais matérias acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem