EDITORIAL: RUI COSTA E SUAS DECISÕES CONTRADITÓRIAS - "DIGO HOJE E DESDIGO AMANHA"


foto reprodução internet

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Nessa quinta-feira (30), logo cedo,  amanhecemos com a noticia de que o governador Rui Costa do PT, em entrevista ao Isso é Bahia  afirmou que  a gestão estuda um conjunto rigoroso de protocolos para evitar a contaminação dos estudantes e funcionários no retorno às aulas. O governo do estado prepara o retorno das aulas da rede estadual durante a pandemia do novo coronavírus. O governador Rui Costa confirmou, 

Segundo Rui Costa entre as medidas previstas estão a disponibilização de uma pia na entrada de todos os colégios para a higienização das mãos e rodízio de alunos no refeitório com horários diferentes de alimentação para estudantes. 

Argumentou ainda gestor. “Estamos escrevendo esse protocolo e vamos promover uma mudança no padrão de convivência para podermos retomar as atividades”, garantiu Rui. O governador declarou que não terá tempo para ficar esperando a taxa de contaminação do vírus zerar no estado. “Para não prejudicar a vida de todo mundo, vamos ter que retomar as atividades, observando o distanciamento social e evitando aglomerações. O uso de máscara, uma vez sendo obrigatório, reduz muito a taxa de contaminação”,  

A Organização Mundial da Saúde prevê que as populações vão vivenciar a entrada e saída de períodos de isolamento social até o descobrimento de uma vacina que seja eficaz contra a Covid-19.

Alunos e professores terão o uso obrigatório de máscaras.Professores só poderão ficar sem máscara na hora da aula e respeitando a distância entre os alunos”, disse. 

Na teoria tudo isso é muito fácil de ser aplicado, o problema é na pratica, . Lamentavelmente,  o senhor Governador Rui Costa,  desconhece a rotina de uma escola, afinal ele fica a centenas de distancia  de uma. 

Só pra lembrar ao gestor que a maioria das escolas da rede estadual operam com uma média de mais de 40 alunos por turma,  em salas pequenas,  onde os mesmos ficam amarrotados uns sobre os outros cujas cadeiras são tão próximas que não se permite transitar entre elas. Só colocar pias lavatórias nas escolas  e exigir o uso das máscaras não serão fatores de segurança contra a contaminação, uma vez que os alunos , na sua maioria não costuma cumprir normas disciplinares. 

Outro absurdo é permitir que o professor ministre aulas dentro das salas de aulas, sem o uso da máscara,   algo totalmente contraditório uma vez que existe um decreto de autoria do próprio governador onde obriga o uso das mascaras dentro das empresas. Então quer dizer que ser professor não é exercer uma atividade profissional e a escola não é um ambiente organizacional e portanto, não se enquadra no decreto?

Por fim , até entendemos que  "não teremos  tempo para ficar esperando a taxa de contaminação do vírus zerar no estado" , mas também o governador não de pode agir da forma irresponsável em nome do cumprimento de um calendário escolar e tenha ciência ele de que se ao tomar atis medidas e havendo incidência de contaminação entre os alunos e professores o mesmo será responsabilizado perante a justiça. 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem