DICA DO PROFESSOR: VOCÊ SABIA QUE INVESTIR NA POUPANÇA NO MOMENTO ATUAL É FICAR MAIS POBRE ?


foto ilustração internet 

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 
Professor de Analise de Investimentos e Administração Financeira 

Você sabia que investir na poupança no momento  atual é ficar mais pobre ? como dizia Frank Alves,  amigo do meu compadre radialista e jornalista Erry Justo,  no seu programa diário : "Explica isso professor".

Na minha ultima aula da disciplina Administração Financeira,  para a turma do curso técnico em Administrarão de empresas do CEEP Norte Baiano eu cometei que investir na poupança era perder dinheiro , ou seja ficar mais pobre  e os alunos ficaram surpresos com essa minha informação . 

Diante disso resolvi compartilhar com vocês caríssimos leitores.

È simples compreender o que eu digo e não precisa ser especialista e finanças , basta saber fazer um calculo simples de porcentagem . 

Vamos lá! 

Com a taxa básica de juros, a Selic, no patamar atual de 4,25% ao ano nos próximos 12 meses, e inflação estimada e projetada de de 3,5% no mesmo período  período. e ainda considerando uma uma regra estabelecida pelo COPOM onde estabelece que : "Com a taxa básica de juros abaixo de 8,50%, uma regra de 2012 determina que a poupança renda 70% da Selic em vigor mais a Taxa Referencial (TR), que atualmente é zero" .

Vamos a um exemplo pratico!

Imagine que você ganhou sozinho na Mega Sena um premio de 190 milhões de reais e pensando no aspecto de segurança aplicou na poupança durante um ano (12 meses). 

Considerando as informações econômicas citadas acima (taxa SELIC  igual a 4,25% a.a  taxa de inflação projetada de 3,5%a.a . 

Vamos aos cálculos !

Taxa Selic : 4,5  x 0,70 = 3,15% 
Taxa de Inflação: 3,5% 

Diferença entre 3,15 - 3,5  = -0,35% 

Como vemos nesse caso a poupança está com rentabilidade real NEGATIVA , ou seja, está rendendo menos do que a inflaçãoÉ uma das piores coisas que pode acontecer com seus investimentos. E olha que a poupança ainda é isenta de Imposto de Renda.

Em outras palavras: definitivamente a poupança não é o melhor lugar para o futuro milionário colocar os seus muitos milhões, por mais conservador que ele seja, pois apesar de você achar que milhões ganhos na loteria ou outro tipo de sorteio é muito dinheiro e não acaba nunca , isso é uma "inverdade" . Se mal gerido ele pode ser corroído o mais rápido do que você pensa e o vilão é a inflação . Pense nisso caso voce que esteja lendo seja um afortunado.

Abaixo apresentamos uma tabela com, sugestões de cinco aplicações para osa 190 milhões de reais .

Fonte: site Valor Investe

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem