CAATINGA: PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL E FONTE DE ÁGUA E DE ALIMENTO PARA O NORDESTINO - ASSISTA AOS VÍDEOS


foto reprodução Facebook

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor e Engenheiro Agrônomo 

Josevaldo Santana Bezerra, é Professor  do Centro Territorial de Educação Profissional do São Francisco – CETEP  , na cidade de Juazeiro – Bahia  , um pesquisador e amante do bioma  caatinga e das suas diversidades, nos videos abaixo ele nos   dá uma magistral aula sobre duas  das mais intrigantes especies o CAROÁ e a CABEÇA DE FRADE, mostra como essas plantas podem salvar vidas em pleno sertão nordestino, fornecendo água pra matar a sede e fibras para se alimentar .

O caroá (nome cientifico: Neoglasiovia variegata), também conhecido como gravatá, gravá, caruá, croatá, caraguatá e coroatá, é um tipo de bromélia de poucas folhas, com flores vermelhas ou rosadas. Seu nome vem da palavra em tupi kara wã, que significa talo com espinho. É uma planta resistente e típica das áreas de Caatinga. As folhas do caroá fornecem fibra para a confecção de barbantes, linhas de pesca, tecidos, cestos, esteiras e chapéus, além de outras peças artesanais e decorativas.

No episódio de hoje , o uso do caroá que é uma planta típica da caatinga , muito utilizado na fabricação do utensilio doméstico, como cordas, redes e bocapios que é uma espécie de sacolas usadas pelo home do campo e os agricultores . Muito comum até a metade do século XX , as folhas do caroá tem espinhos o que dificultam os animais de comer algumas espécies, as folhas também são ricas em fibras que duram muitos anos depois de confeccionadas . 

As plantas dessa espécie se desenvolve juntas formando um emaranhado quase impenetrável . Estudos realizados por pesquisadores da UNIVASF – Universidade do Vale do São Francisco, revelam que o caroá, possuem substancias promissoras, no combate a diversos tipos de canceres.


A coroa de frade (nome científico Melocactus bahiensis) é um cacto do bioma Caatinga, de formato arredondado, pequeno e achatado, que alcança até 12 centímetros de altura. Possui espinhos mistos, grossos e finos, e flores em tons rosa e vermelho bastante procuradas pelas abelhas. Somente em sua fase adulta desenvolve o cefálio – uma espécie de coroa que se forma em seu topo com um belo tom de vermelho. Daí o nome dessa planta, cujo formato se assemelha à cabeça calva de um frade franciscano.


Cabeça de frade , fonte de hidratação e de alimento para o sertanejo 

ASSISTAM AOS VIDEOS !!




Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV