UNIVASF FAZ 15 ANOS E SE CONSOLIDA COMO POLO DE ENSINO, PESQUISA E DE SERVIÇOS À COMUNIDADE SANFRANCISCANA


     Univasf - Campus de Juazeiro -Ba       Univasf - Campus de Petrolina -Pe

A região do São Francisco  é reconhecida pela a irrigação, a fruticultura e também pela Educação Superior. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) tem uma contribuição indiscutível para o desenvolvimento. Esse polo de ensino, pesquisa, e de serviços prestados à comunidade externa, completou 15 anos.

A idade é de uma adolescente, mas a caminhada mostra muita experiência da vida. Nesses quinze anos de funcionamento, a UNIVASF já entregou centenas profissionais para o mercado de trabalho. Desde 2008, foram 12 mil alunos formados.

A UNIVASF foi a primeira universidade a ter sua sede implantada no interior do Nordeste. Ela foi criada em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e implantada em 2004, pelo então presidente Lula. Foi uma luta dos deputados federais Osvaldo Coelho e Jorge Khoury.

Hoje, a UNIVASF possui 35 cursos de graduação, 40 de pós-graduação, distribuídos em sete campi nas cidades de Petrolina, Salgueiro, em Pernambuco; São Raimundo Nonato, no Piauí; e em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia.

"É uma universidade bastante jovem, mas que já nasceu grande, nasceu com uma missão imprescindível levar através da Educação Superior Pública de qualidade o desenvolvimento do Vale do São Francisco. Foi a partir da contribuição de jovens professores, técnicos, agregados a inúmeros estudantes da instituição que nós estamos contribuindo para esse verdadeiro desenvolvimento ", destacou o reitor, Julianeli Tolentino de Lima.

Além do ensino de qualidade, a UNIVASF tem um longo serviço prestado à comunidade. Um dos destaques é a Policlínica. A unidade reúne 26 especialidades, como dermatologia, hematologia, cirurgia geral e cardiologia. Nesse setor, pacientes fazem exames importantes como o teste ergométrico.

"A UNIVASF vem cumprindo esse papel, a área de Cardiologia. A sua residência médica em diversas especialidades impõe, ela presta não só a formação do médico, do ensino. A geração de pesquisas, a gente tem várias pesquisas como registro de infarto agudo do miocárdio na região. A gente é o único centro do interior do Nordeste que faz parte do registro de insuficiência cardíaca que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia", frisou o supervisor do programa de residência de cardiologia da UNIVASF, Antônio Marconi.
A policlínica foi inaugurada em 2017. A unidade atua como um braço direito do Hospital Universitário, que atende 53 municípios da Rede Peba. "Ela é um instrumento, onde a gente consegue colaborar com a sociedade, fazer o complemento das atividades, do hospital, atendimento que é totalmente gratuito. Na verdade, a gente é um complemento à atenção a saúde para a região. Nossos dados da pesquisa de satisfação dos usuários são sempre positivos, o que tem contribuído para várias áreas na formação dos profissionais de saúde que frequentam aqui as atividades práticas, juntamente com as atividades assistenciais", explicou o superintendente do HU, Ronald Mendes .

Nos consultórios, médicos e residentes cuidam da comunidade e ajudam a desafogar a rede pública. Bruno Saraiva, que se formou em medicina em Juazeiro do Norte, escolheu fazer a residência em cirurgia geral na Univasf.

Me sinto honrado de fazer essa residência na Univasf. Acho que essa residência nos prepara muito bem para o mercado de trabalho, para a vida médica, para exercer essa profissão com orgulho e maior comprometimento possível", diz o residente em cirurgia geral na Univasf, Bruno Saraiva


A universidade beneficia pessoas e também animais. 'Ariel' fez uma cirurgia. Ela foi atropelada e resgatada das ruas. 'Caramelo' teve que tomar insulina para controlar a diabetes. E 'Chorrinha' retirou o útero. No Hospital Veterinário Universitário, os animais são acompanhados por estudantes e especialistas.

A unidade foi inaugurada em agosto de 2010, mas só em 2011 é que começaram os primeiros atendimentos ao público externo. Em média, 800 animais são atendidos por ano aqui no Hospital Veterinário Universitário. Cães e gatos passam por consultas, exames e até cirurgias.

"Eu tenho 40 gatos e sete cachorros e todos foram adotados na rua e eu trago para cá pela confiança e pelo serviço que eu sei que é de qualidade e eu só tenho de agradecer tudo que já foi feito pelos meus filhos", comerciante Ângela Galindo.

No centro cirúrgico, são feitos cerca de mil procedimentos por ano. Na unidade também são realizados exames de imagem e tem ainda o laboratório. Os serviços são pagos, mas os valores são simbólicos. 

Os alunos de medicina veterinária fazem a parte prática do curso, supervisionados pelos professores.
"Somos referência no atendimento médico veterinário. Tendo em vista que a gente aqui desenvolve a parte de pesquisa, a parte de aplicabilidade teórica e prática tanto para os alunos de graduação quanto para os alunos de pós-graduação. Nosso corpo clínico é formado por médicos veterinários que tem residência, mestrado, alguns com doutorado", esclareceu o professor doutor do hospital veterinário Univasf, Alexandre Redson .

Perante ao bom desenvolvimento da universidade, o reitor prevê ainda outras realizações. "Eu tenho certeza que nos próximos 15, 20 anos, nós estaremos celebrando ainda mais conquistas, porque a nossa instituição, a Univasf, foi implantada com essa missão, de contribuir com o desenvolvimento do Vale do São Francisco e de todas as regiões, onde nós estamos oferecendo nossos serviços".

Fonte: G1- Petrolina

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem