DICAS DO PROFESSOR : SAIBA COMO CURTIR ESTERCO DE GADO PARA UTILIZAR COMO ADUBO



Da Redação

Prof. Taciano Medrado

Engenheiro Agrônomo

 

SAIBA COMO CURTIR ESTERCO DE GADO PARA UTILIZAR COMO ADUBO


Utilizar um adubo natural e sustentável traz inúmeras vantagens tanto para a saúde das suas plantas como para o meio ambiente, que é menos impactado. Uma das melhores escolhas é o esterco de gado; contudo, é essencial conhecer seu processo de preparo para que todo o seu potencial possa ser aproveitado. A seguir, vamos explicar como curtir o esterco e utilizá-lo como adubo, além de listar os principais benefícios!

 

DICAS DE COMO CURTIR O ESTERCO DE GADO PARA UTILIZAR COMO ADUBO
1 - SAIBA ESCOLHER O ESTERCO

Há duas possibilidades para quem deseja utilizar o esterco como adubo: a primeira delas é comprar o material pronto em lojas especializadas em jardinagem, e a segunda é comprar diretamente de criadores de gado. A segunda alternativa garante um produto mais rico em nutrientes para as suas plantas, contudo, exige um pouco de mais trabalho, uma vez que será necessário fazer o curtimento do material. Pesquise os fornecedores para encontrar o mais interessante para as necessidades das suas plantas.

2 – COMO CURTIR O ESTERCO?

Nunca se deve usar o esterco de gado sem efetuar o processo de curtimento, pois esse material pode oferecer risco à saúde da planta — podendo levá-la à morte — e ao próprio ser humano. Vale a pena observar que depois de algum tempo o esterco adquire uma tonalidade acinzentada, quase não tem cheiro e fica seco, praticamente pronto para ser utilizado. Enquanto o esterco apresentar umidade, cheiro e tonalidade mais escura ainda não está pronto para uso e precisa ser curtido.

 

3 – COMO UTILIZAR O ESTERCO COMO ADUBO?

Preste atenção para não deixar pedaços grandes. Se eles estiverem em tabletes é melhor esfarinhar, e o esterco se desfaz com facilidade. Para os vasos, a proporção mais utilizada é a de duas partes de terra para uma de esterco, juntamente com ½ parte de areia. Remexa a terra com cuidado a uma profundidade de 20 ou 30 centímetros antes de começar a adicionar o esterco.

 

Quando o esterco é utilizado em excesso para adubar as plantas pode acabar causando danos a elas. Respeite as proporções que citamos acima para obter os bons resultados que se esperam do uso desse tipo de produto. Uma dica importante é deixar sempre uma camada de substrato, mesmo que fina, no topo do composto do vaso, para que não se torne um atrativo de drosófilas. (especies de moscas ).

 

4 – TRANSPLANTE DE MUDAS

Muitas pessoas que se dedicam a diferentes tipos de cultivo demonstram preferência pelo uso do esterco como adubo a partir do primeiro transplante de muda. Para o cultivo e processo de germinação, outras opções de adubo, como húmus, podem se mostrar interessantes. O diferencial do esterco para fortalecer a planta depois que passa por seu primeiro transplante pode torná-lo um substituto em potencial.

5 – BENEFÍCIOS DO USO DE ESTERCO COMO ADUBO

Os principais benefícios de utilizar um material natural para adubação são ter um solo de melhor qualidade e impactar positivamente o meio ambiente. Trata-se ainda de uma opção que pode sair bem em conta para quem está iniciando um cultivo extenso. Ressaltamos ainda que esse tipo de adubo contribui para tornar as plantas mais produtivas. Em comparação com outros tipos de adubo, é um dos mais interessantes para estimular o crescimento.

6 – FAÇA TESTES

Se você já utiliza outro tipo de adubo e está satisfeito, pode ser interessante fazer testes com o esterco. Estar satisfeito com o produto atual não significa que não exista uma alternativa melhor. As qualidades da adubação com esterco são bastante destacadas, tornando-o uma excelente escolha. Assim, somente após um teste você poderá ter certeza de que prefere outra opção

 

CURTINDO O ESTERCO EM PILHA

Uma das formas mais simples de curtir o esterco é formar uma pilha com o material e umedecer todos os dias. A cada dois dias é importante revirar o esterco, e, assim que passarem 30 dias, ele já estará pronto para aplicação. Seguindo esse método você poderá misturar o esterco curtido ao substrato do vaso ou diretamente na terra do canteiro. Indicamos que mesmo se o esterco chegar até você com aspecto seco e acinzentado, é bom deixá-lo curtindo durante alguns dias, pois todo cuidado é imprescindível quando se trata de proteger a sua saúde.

CURTINDO O ESTERCO NO MINHOCÁRIO

Outra opção para quem precisa curtir o esterco para usar como adubo é colocá-lo diretamente na composteira ou no minhocário. O segredo está no processo de digestão das minhocas que contribui para tornar esse item apropriado para o uso em plantas e para ter contato com o ser humano. Novamente ressaltamos que curtir o esterco é essencial para que o produto se torne inócuo à saúde humana..


Fonte: Embrapa 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem