ARTIGO: JOAQUIM: O "ANTONIO PALOCCI" DA PREFEITURA DE JUAZEIRO



O diretor do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro  JOAQUIM DE MEDEIROS NETO, foi denunciado por homicídio. Segundo o Blog do Geraldo José, o gestor é acusado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) pela morte do ex-coordenador da Defesa Civil ADALBERTO GONZAGA. A informação foi veiculada nesta quarta-feira (25).

Como alguém que é um entusiasta na esfera política, digo que se o senhor Joaquim Neto tinha alguma réstia de possibilidade de vir como candidato a prefeito de Juazeiro nos planos de seu mentor Isaac Carvalho, pode esquecer... Digo isso até porque fazer declarações que o MP-BA se baseou em boato espalhado por um radialista, “notório inimigo político [dele] e já condenado por calúnia e difamação” é sem dúvidas a maior prova do descontrole emocional desse projeto falido de governo.

Isso sem falar que tamanho absurdo em forma de defesa é, sem dúvidas, uma falta de respeito para com o povo juazeirense e com os promotores do MP. Afinal de contas, que Justiça seria essa que se baseia ao lavrar suas promoções em boatos e “ouvi dizer?” Felizmente nos dias de hoje, o povo juazeirense sabe pensar e não aceita mais tantas argumentações furadas e infundamentadas. Para quem não se lembra, o Joaquim é o homem de confiança de Isaac desde sua primeira gestão. Não é à toa que este está no comando do SAAE há muito tempo participando da cúpula das decisões ao longo de quase 10 anos desse atual governo municipal.

Joaquim de Medeiros Neto nega a acusação do Ministério Público da Bahia. O crime ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2017 e outros dois homens também foram denunciados: David Roger Paixão Reis e Gabriel Gomes Amaral. Segundo o MP baiano, os acusados teriam chegado numa moto e efetuado vários disparos de arma de fogo contra a vítima, na residência dela, no bairro de Piranga. Claro que eu também defendo a tese de que qualquer pessoa tem o direito a se defender. Por isso os advogados existem para serem constituídos.

Mas e no caso do Joaquim? Ah ele não precisa de advogado! Ele já tem o Prefeito Marcus Paulo Bonfim em seu apoio, tem também noventa por cento da Câmara de Vereadores assinando um manifesto “chapa branca” e também seus subalternos funcionários do SAAE. E do jeito que a mobilização defensória do acusado está ganhando corpo e tamanho, só nos resta ver nos outdoors das ruas, frases do tipo: “Joaquim nós estamos com você...” ou, “Joaquim Livre” (risos) mesmo esse ainda não ter sido preso. Olha que eu não duvido nada, você duvida?

Mas talvez você meu caro leitor (a) deve estar se perguntando: por que esse ilustríssimo sujeito tem tantos nomes “fortes” em sua defesa? Muito simples a minha resposta. Assim como Antônio Palocci aterroriza muito o PT quando abre a sua boca em delações na Justiça Federal, possivelmente Joaquim do Saae também é uma assombração noturna em dias ensolarados na mente da cúpula do da Prefeitura de Juazeiro. E me parece que o motivo é o mesmo do ex-ministro de Lula e Dilma! Joaquim é um “arquivo ambulante” e se for apertado, dará mais caldo que laranja.

Se você ler as 481 páginas da denúncia do MP-BA e ver as fotos, elementos comprobatórios e nomes de gente muito influente do atual governo em suas peças, ai percebe-se a intensidade do retumbante terror de seus “amigos”, - ou inimigos? -     Ai eu não sei... Em nota, o diretor da SAAE disse ainda estar indignado com a acusação e que vai provar a inocência dele. Declarou também que não tinha inimizade com Adalberto Gonzaga nem motivo para atentar contra ele.

Só que de uma coisa eu tenho certeza, a família do ex-coordenador da Defesa Civil Adalberto Gonzaga, hoje ainda chora sua ausência. É uma dor imensurável que nem a justiça sendo feita terá a capacidade de anestesiar – nem que seja por um momento – a saudade deixada por essa vítima covardemente assassinada. Bem, agora só nos resta acreditar naquele velho ditado que diz: “O tempo é o senhor da razão!”

ERRY JUSTO
Radialista e Jornalista


Aviso: Os comentários são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, opinião do Blog Taciano Medrado


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem