POLICLINICA DE JUAZEIRO - NÃO BASTA APENAS INAUGURAR , TEM QUE FUNCIONAR



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Hoje, dia 30 e julho de 2019, foi  inaugurada pelo governador Rui Costa, em Juazeiro no Norte da Bahia, a décima Policlínica Regional de Saúde.


De acordo com o governador petista foram investidos R$ 21,3 milhões, a unidade dará assistência a dez municípios da região que formam o Consórcio Inter federativo de Saúde: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, ampliando a assistência para cerca de 530 mil baianos.

De acordo com o governador Rui Costa: “"O principal objetivo das policlínicas regionais é complementar a atenção básica de saúde. Eu tenho repetido sucessivas vezes que, na área da saúde, o mais importante é a prevenção e o diagnóstico precoce. Aqui na Policlínica não vai ter fila. Os pacientes virão aqui com dia e o horário marcados pelo posto de saúde da família, com toda a comodidade que o povo merece".

Ainda segundo o governador: "O funcionamento das policlínicas está superando as nossas expectativas. Várias unidades estão fazendo mutirão nos finais de semana, para zerar a fila de procedimentos que tenham muita demanda em determinadas cidades. Já zeramos, por exemplo, a fila de tomografia e ressonância em várias regiões, devido a esse empenho da gestão de cada unidade".

A Policlínica inaugurada hoje em Juazeiro passará a atender a população já a partir do dia 31 de Julho , com uma equipe formada por 71 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos.
Ônibus equipados com ar condicionado e internet wi-fi realizarão o transporte dos pacientes que moram nos municípios vizinhos.

A unidade oferece consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão realizados exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

O que se espera é que  a Policlínica recém inaugurada , não se transforme em mais um  grande "elefante branco " , e venha funcionar plenamente atendendo a demanda da população e que não seja mais obra "politiqueira" , cujo intuito seja a de apenas  enganar o povo , uma vez que estamos ás vésperas das eleições municipais . 

E que não seja igual ao que está acontecendo com as UBS , e UPA , que agonizam na UTI pela incompetência administrativa de uma gestão "comunista".  

Estaremos de olho!!!


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem