VEREADOR É PRA FISCALIZAR O PREFEITO OU DEFENDE-LO?



Foto: Internet
Inicio esse meu artigo de forma provocativa e questionadora. E a pergunta que faço é:

Estão os vereadores que compõe o Legislativo Municipal cumprindo, verdadeiramente o seu papel? Ou estão sendo meros figurantes enclausurados dentro dos seus próprios paletós e contando os dias do mês no aguardo que os créditos de seu gordos salários caem nas suas contas bancarias? Algum cidadão poderia me citar qual é a relação por vereador de projetos   oriundo do legislativo que beneficiasse o população nos últimos 2 anos? Não tem jeito, minha queda por números sempre me atrai.

No programa de terça-feira dia 25 de junho, o radialista Ramos Filho recebeu nos seus estúdios um vereador de Juazeiro que segundo ele iria falar sobre as principais realizações do seu mandato, mas o que se viu foi um um festival de defesas desse dito vereador em prol do prefeito Paulo Bonfim. Lembro-me de que um comunitário conhecido por Ananias Carlo do bairro Quidé fez serias críticas a péssima gestão do prefeito e o vereador se incomodou tanto que esqueceu do verdadeiro motivo pelo qual ocupou o espaço no programa de Ramos Filho.

Como bom professor que sou resolvi ensinar a  esse e os demais vereadores que compõe a Câmara de Juazeiro qual  é o verdadeiro papel do vereador .

Vereador e o Papel de Fiscalizar o Prefeito e não de defende-lo


As atividades do vereador não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município. Existe ainda uma função ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da nossa democracia. Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal – ou seja, das ações do prefeito.

O ato de fiscalizar torna mais equilibradas as ações do Poder Executivo. O que é essencial para que o poder do prefeito não se torne tão grande que o deixe acima da lei. É por isso que a lei prevê expressamente alguns deveres importantes dos vereadores em relação à prefeitura, como:

I - Fiscalizar as contas da prefeitura, de forma a inibir a existência de obras superfaturadas e/ou atrasadas;

II - Fiscalizar e controlar diretamente os atos do Poder Executivo, inclusive da administração indireta (por exemplo, visitar órgãos municipais e fazer questionamentos por escrito ao prefeito, que é obrigado por lei a prestar esclarecimentos em até 30 dias);

III -  Criar CPI - Comissão Parlamentar de Inquerido ;

IV - Realizar o chamado controle externo das contas públicas, com ajuda do Tribunal de Contas do Estado ou do Município responsável.

Espero que depois dessa pequena aula , esse vereador e seus demais Edis , saibam o que vão fazer diante de um microfone de uma radio e que não subestime a inteligencia do povo . Pra esse , a resposta será dada nas urnas no próximo pleito eleitoral. É só esperar pra ver! 
Quem assistiu a entrevista nesse dia , sabe a qual vereador me refiro.

Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro e Administrador

1 Comentários

  1. Os velhos lobos e a política...

    Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por trinta anos... se você alimentar esses políticos profissionais por trinta anos, em três dias eles vão esquecer do eleitor!

    Cansado de circo e pingue-pongue?

    AVANTE!
    LIMPE Juazeiro com:
    L egalidade.
    I mpessoallidade
    M oralidade.
    P ublicidade.
    E ficiência.

    AVANTE 70!
    Capitão MOREIRA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem