Uma nova projeção para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia coloca, mais uma vez, Neto Coelho entre os nomes com potencial de eleição pelo PDT. A estimativa divulgada pelo DPolítica posiciona o pré-candidato na terceira colocação da chapa, atrás de Marcinho Oliveira e Luciano Pinheiro.
Mais do que simplesmente uma posição em uma lista, a projeção chama atenção para a dinâmica da disputa eleitoral e, especialmente, para o cenário político de Ribeira do Pombal.
Os três nomes apontados como os mais competitivos dentro do PDT — Marcinho Oliveira, Luciano Pinheiro e Neto Coelho — possuem apoios e articulações políticas sendo construídos no município. Isso significa que Pombal poderá se transformar em um dos palcos importantes de uma disputa que vai muito além do tradicional confronto entre partidos.
UMA DISPUTA DENTRO DA DISPUTA
A eleição proporcional possui uma característica própria: o candidato não disputa apenas contra adversários de outras legendas. Dentro da própria chapa, cada nome precisa demonstrar força eleitoral para conquistar seu espaço.
É justamente nesse ponto que a projeção ganha relevância.
Se os três principais nomes do PDT estiverem efetivamente concentrando votos e apoios em Ribeira do Pombal, o município poderá assistir a uma verdadeira disputa interna pela preferência do eleitorado. E, em uma eleição marcada por alianças, transferência de votos e concentração regional de bases eleitorais, cada voto poderá fazer diferença.
Para Neto Coelho, aparecer novamente entre os nomes considerados prováveis eleitos representa um sinal positivo de competitividade. Mas também aumenta a responsabilidade de ampliar sua presença política, consolidar apoios e transformar articulações em votos efetivos.
PROJEÇÃO NÃO É ELEIÇÃO
É importante ressaltar que projeções eleitorais representam cenários estimados, e não antecipam o resultado das urnas. Até a eleição, o quadro poderá sofrer mudanças significativas com novas alianças, movimentações partidárias, definição de candidaturas e, principalmente, com a capacidade de cada candidato de mobilizar o eleitorado.
Ainda assim, quando um nome aparece de forma recorrente entre os possíveis eleitos, o dado merece ser observado com atenção.
No caso de Neto Coelho, a nova projeção reforça a percepção de que sua pré-candidatura vem ganhando espaço no cenário do PDT e que a disputa pela Assembleia Legislativa poderá ter forte componente regional.
Em Ribeira do Pombal, portanto, a pergunta não será apenas quem terá mais votos contra os candidatos de outros partidos, mas também quem conseguirá se impor dentro do próprio PDT.
E essa disputa, como costuma ocorrer em eleições proporcionais, poderá ser decidida nos detalhes — município por município, apoio por apoio e voto por voto.
(*) TMNews do Vale - a informação que aproxima com credulidade nas eleições 2026
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


Postar um comentário