Da redação*
Durante a sabatina da TV Globo, realizada nesta quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi questionado pela jornalista Renata Vasconcellos sobre sua relação com a empresária e lobista Roberta Luchsinger, apontada como amiga de seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.
Lula afirmou que não conhece Roberta, que nunca a viu e que ela jamais esteve próxima dele. A declaração, porém, entrou em choque com registros publicados pela própria empresária em suas redes sociais. Há fotografias que mostram Roberta ao lado do presidente em diferentes ocasiões, inclusive ao lado de Lula e da primeira-dama Janja.
A contradição ganhou repercussão imediatamente após o encerramento da sabatina. Nas redes sociais, a oposição passou a divulgar as imagens como evidência de que a versão apresentada por Lula não corresponde aos registros disponíveis publicamente.
O episódio é especialmente sensível porque Roberta Luchsinger está no centro de investigações da Polícia Federal, que apuram suspeitas de tráfico de influência envolvendo negócios com órgãos do governo federal. A PF também investiga a atuação de Lulinha e sua relação com a empresária.
Segundo informações divulgadas pela imprensa, mensagens apreendidas pela Polícia Federal indicariam uma atuação coordenada entre Roberta, Lulinha e outros interlocutores para tentar abrir portas e viabilizar negócios junto à administração pública. As suspeitas ainda estão sob investigação, e as defesas dos envolvidos negam irregularidades.
A pergunta que fica
Se Lula realmente nunca viu Roberta Luchsinger, como explicar as fotografias publicadas pela própria empresária nas redes sociais, nas quais os dois aparecem juntos?
A questão deixou de ser apenas política e passou a ser também uma questão de credibilidade da declaração presidencial.
Lula tem histórico de declarações controversas e, mais uma vez, uma afirmação feita diante das câmeras passou a ser confrontada por registros públicos. Neste caso, o problema não está apenas na investigação envolvendo Lulinha e Roberta Luchsinger, mas na aparente contradição entre o que o presidente disse e aquilo que as imagens mostram.
O eleitor tem o direito de perguntar: foi apenas um lapso de memória ou Lula novamente tentou negar uma realidade que as próprias redes sociais ajudam a documentar?
(*) TMNews do Vale - a informação que aproxima sem meias verdades
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com



Postar um comentário