O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste terá chuvas fortes no litoral e tempo seco no interior nesta quarta-feira (3)

 


A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Região Nordeste, nesta quarta-feira (3), indica um cenário de contraste climático entre o litoral e o interior.

Na faixa litorânea de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, há alerta de perigo para chuvas intensas e persistentes, aumentando o risco de alagamentos em capitais como Recife e Maceió. O litoral da Bahia também segue com céu nublado e chuvas isoladas ao longo do dia.

No interior da região, incluindo áreas do Sertão e do semiárido, o tempo permanece totalmente firme, seco e ensolarado. Estados como Maranhão, Piauí e Ceará apresentam apenas instabilidades isoladas no norte, enquanto o interior segue sob influência de massa de ar seco, com baixa umidade relativa do ar à tarde e temperaturas que podem superar os 31°C em algumas cidades.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C em Aracaju. Já a máxima pode alcançar os 32 °C em Fortaleza. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

Agricultura: garantia de uma boa colheita;
Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fonte: Brasil 61

Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem