Ministro Moraes, na mira das investigações do megaescândalo do Banco Master, autoriza buscas da PF contra acusado de perseguir Flávio Dino
Por Taciano Medrado*
Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a provocar debates no meio político e jurídico nesta semana. O magistrado determinou a realização de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF) contra o blogueiro maranhense Luís Pablo, investigado por suposta perseguição ao ministro Flávio Dino.
A operação foi realizada na manhã desta terça-feira (10), em São Luís, no Maranhão. Durante o cumprimento do mandado, agentes federais apreenderam computadores e aparelhos celulares na residência do blogueiro.
Segundo a investigação, Luís Pablo teria monitorado deslocamentos do veículo oficial utilizado por Flávio Dino e por familiares do ministro no estado. O objetivo seria produzir reportagens sobre um suposto uso irregular do automóvel, que pertence ao Tribunal de Justiça do Maranhão e estaria cedido à equipe de segurança do magistrado.
O pedido de abertura do inquérito foi encaminhado pela Polícia Federal e contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Inicialmente, o processo chegou ao STF sob relatoria do ministro Cristiano Zanin, que no mês passado solicitou a redistribuição do caso. Com isso, a investigação passou a ser conduzida por Alexandre de Moraes.
A decisão, entretanto, ocorre em meio a um ambiente político tenso em Brasília. Nos bastidores, críticos do Supremo e setores da oposição questionam se a operação não representaria uma tentativa de desviar o foco das discussões e investigações que envolvem o chamado caso Banco Master, apontado como um dos maiores escândalos financeiros recentes em análise no país.
Enquanto isso, o episódio reacende o debate sobre os limites entre liberdade de imprensa, investigação jornalística e possíveis práticas de perseguição pessoal contra autoridades públicas.
(*) Editor do TMNews do Vale.
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com



Postar um comentário