EUA suspendem emissão de vistos de imigração do Brasil e mais 74 países



O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitações de visto de imigração para 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi publicada pela Fox News Digital e confirmada depois em postagens feitas pelo Departamento de Estado e pela secretária de Imprensa, Karoline Leavitt, no X.

De acordo com o site do Departamento de Estado, os EUA dispõe de duas categorias de vistos: não imigrante e imigrante. A primeira categoria é destinada a viagens temporárias, como atletas em competições, visitantes a negócios e estudantes. Já o visto de imigrante é emitido para quem deseja residir permanentemente nos EUA, como quem se casa com um cidadão americano ou trabalha de forma permanente no país.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”, escreveu o departamento no X. “O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano.”

Segundo a Fox News, a suspensão terá início na próxima quarta-feira, 21, e seguirá por tempo indeterminado. O objetivo é coibir candidatos considerados propensos a se tornarem um gasto público.

“Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada”, disse o departamento. “O governo Trump sempre colocará os EUA em primeiro lugar.”

“Os EUA congelam todo o processamento de vistos para 75 países, incluindo Somália, Rússia e Irã”, afirmou Karoline no X, com um link para um artigo da Fox News que afirmava que a medida se referia a vistos de imigrante.

Um memorando do Departamento de Estado, ao qual a Fox News teve acesso, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação.

A emissora não divulgou a lista completa de países afetados, mas afirmou que, além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista.

Em novembro do ano passado, a Fox News informou que o Departamento de Estado havia orientado os consulados a aplicarem novas regras de triagem baseadas no critério de “encargo público” da lei da imigração.

Com isso, os funcionários foram instruídos a negar vistos a candidatos que provavelmente dependeriam de benefícios públicos, levando em consideração fatores como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e necessidade potencial de cuidados médicos de longo prazo.

Ainda segundo a emissora, candidatos idosos ou com sobrepeso teriam maiores chances de ter seus pedidos negados.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse o porta-voz da pasta, Tommy Piggott, em comunicado divulgado pela Fox News.

“A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos.”

Fonte: Estadão com informações do Fox News

Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem