DÓLAR: moeda perde força com IPCA dentro da meta e payroll dos EUA abaixo do esperado

 


O dólar comercial encerrou o último pregão em queda de 0,43% frente ao real, cotado a R$5,37, fechando a semana com queda acumulada de 1,10%. O câmbio contrariou a tendência externa, com o indicador DXY — que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais como euro e libra — apresentando alta de 0,20%. O desempenho da moeda estadunidense foi influenciado pela divulgação da inflação do Brasil no menor patamar anual desde 2018 e pelo payroll estadunidense abaixo do esperado.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou avanço de 0,33% no último mês de 2025, após alta de 0,18% em novembro. Dessa forma, a inflação oficial do Brasil fechou o ano em 4,26%, dentro da meta de 3% do Banco Central — com margem de 1,5% para cima ou para baixo — e alinhada às expectativas do mercado. O resultado da variação acumulada em 12 meses é o menor registrado desde 2018, quando foi de 3,75%.

Também nesta sexta, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou o relatório oficial de empregos do país — o payroll —, que mostrou a criação de 50 mil vagas de emprego em dezembro de 2025. O resultado veio abaixo das expectativas do mercado, apesar da taxa de desemprego, de 4,4%, inferior à de novembro.

Analistas do setor explicam que o resultado do payroll abaixo do esperado e do IPCA dentro da meta do BC empurraram o enfraquecimento do dólar durante a sessão, apesar da pouca convicção estrutural. Segundo alguns deles, o câmbio vem operando com baixa variação devido à falta de dados econômicos que sinalizem para tendências mais delimitadas ainda no início do ano, o que deve mudar a partir da consolidação das participações na próxima corrida eleitoral.
Cotação do euro

O euro, por sua vez, encerrou a sessão cotado a R$6,23, o que representa uma queda de 0,65%.

Fonte: Brasil 61

Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem