Aeronave da Indonesia Air Transport com onze pessoas a bordo perdeu contato durante aproximação a Makassar e foi localizada no Monte Bulu Saraung - Divulgação
Aeronave da Indonesia Air Transport com onze pessoas a bordo perdeu contato durante aproximação a Makassar e foi localizada no Monte Bulu Saraung - Divulgação
Um ATR 42-500 da companhia Indonesia Air Transport caiu neste sábado (17), no topo do Monte Bulu Saraung, próximo ao aeroporto internacional de Makassar, na Indonésia.
A aeronave de matrícula PK-THT, que estava em operação comercial desde maio de 2001 e com onze pessoas a bordo, havia desaparecido dos radares durante a aproximação para o pouso, em um voo procedente de Yogyakarta. Ainda não há informações sobre os ocupantes.
Último contato e dados de radar
Segundo a AirNav Indonesia, o último contato radar ocorreu às 13h17 no horário local (3h17 em Brasília). Àquele momento, a aeronave já havia sido autorizada pela autoridade de controle de tráfego aéreo a realizar a aproximação para a pista 21 de Makassar.
A agência de aviação civil da Indonésia disse que os controladores observaram que o avião não seguia o perfil correto de aproximação e orientaram uma correção de trajetória. Pouco depois, a cerca de onze milhas náuticas (20 km) a nordeste da cabeceira da pista 21, os contatos foram perdidos.
Localização dos destroços
Equipes locais de busca e salvamento confirmaram que a aeronave foi encontrada no pico do Monte Bulu Saraung, dentro da área do Parque Nacional Bantimurung Bulusaraung.
A montanha atinge até 1.565 metros acima do nível do mar e está localizada ao norte da última posição conhecida do avião no radar.
Moradores da região de Leang-Leang relataram ter ouvido um forte estrondo no horário correspondente à perda de contato e, em seguida, observaram fumaça na encosta da montanha. A área ao sul da última posição do radar, onde fica o Parque Leang-Leang, apresenta elevações de até aproximadamente 1.500 pés (457 metros).
Operação de busca e condições meteorológicas
Autoridades locais disseram que as operações de resgate foram dificultadas por condições meteorológicas adversas, com presença de neblina densa e chuva no momento da chegada das equipes ao local. Apesar disso, os grupos de resgate conseguiram acessar a área do impacto e confirmar a localização dos destroços.
Em comunicado, a ATR confirmou ter sido informada sobre o acidente. Segundo a nota, especialistas do fabricante estão mobilizados para apoiar tanto a investigação conduzida pelas autoridades indonésias quanto a operadora da aeronave.
Fonte: Aero Magazine - Uol
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


Postar um comentário