Olá Professor Taciano Medrado, redator chefe do TMNews do Vale, no dia 05/12/25 fez um ano que uma empresa ganhou a licitação para construir em Juazeiro, os primeiros 10,6 km do Canal do Sertão Baiano que não tem projeto específico beneficiando as áreas irrigáveis das margens do Rio Salitre em Juazeiro e as etapas 2, 3, 4 e 5 do Projeto Salitre que irrigarão 20 mil hectares, gerando 60 mil empregos. É UM CANAL DE PASSAGEM POR JUAZEIRO.
REFLITAM: Se não ampliarmos a área irrigada de Juazeiro, teremos que exportar nossa juventude para outros estados ou países por falta de trabalho.
Na época o então Superintendente da Codevasf em Juazeiro (6ª Superintendência) o Engenheiro mecânico Milled Cussa Filho concede uma entrevista ao programa do radialista Geraldo José na RJ anunciando que havia sido feito a licitação da 1ª etapa do canal do sertão Baiano, referente aso primeiros 10,6 km do reservatória 500 ao 600. Reveja o vídeo com a entrevista abaixo.
No dia 18 de julho de 2025
O blog PNB publicou uma matéria onde relata uma nota da A Codevasf, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco onde se manifestava sobre o descarte de importantes etapas do Canal do Sertão Baiano (CSB) que deixam de fora o Perímetro de Irrigação Salitre, em Juazeiro, Norte da Bahia. O alerta foi feito por leitor do PNB na última quarta-feira (17).
Embora vaga, a nota diz que ” A Codevasf atua no momento na elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano (CSB). Essa atividade ocorre paralelamente à atualização dos estudos do Projeto Salitre (PIS). Como parte desse processo, está sendo realizada a reavaliação da demanda hídrica de todas as etapas do PIS, indispensável para a compatibilização de estudos e o dimensionamento do CSB. A execução das etapas do PIS e a implantação do CSB estão condicionadas a disponibilidade orçamentária”. Importante reafirmar que, nos estudos atuais do projeto estão suprimidas as etapas do Salitre.
Teófilo Santana
Engº Agrônomo
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Importante: Precisamos,
mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a
gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


Postar um comentário