Tema da Redação x Octogenário de Lula — Coincidência ou estratégia de convencimento?


Entre o Enem e o Palácio do Planalto, o “acaso” parece ter endereço certo. Tema da redação: “O Brasil e os desafios da terceira idade”,  e um presidente que, aos 80, já anuncia nova candidatura.
arte - TMNews do Vale

Por Taciano Medrado*

Coincidência ou conveniência? O tema da redação do Enem 2025:  “O Brasil e os desafios da terceira idade,  veio à tona justamente na semana em que Luiz Inácio Lula da Silva celebrou seus 80 anos. Um presidente octogenário, símbolo da velha guarda política, lidera um governo onde a renovação parece ser apenas um recurso de marketing.

Lula se tornou octogenário no dia 27 de outubro, embora sua certidão de nascimento registre 06 de outubro. A divergência, segundo relatos, teria ocorrido por uma falha no cartório, já que o registro do petista e de seus irmãos foi feito anos depois do nascimento. A alta demanda do cartório no dia teria causado o erro, e  por tradição familiar, Lula sempre comemorou seu aniversário em 27 de outubro.

Quatro dias após o brinde aos 80, o presidente confirmou sua candidatura à reeleição em 2026. Mera coincidência o tema da redação ser sobre a “terceira idade”? Ou tudo feito de caso pensado, preparando a mentalidade do eleitor juvenil para aceitar com naturalidade um octogenário novamente no comando do país?

Sem desmerecer a importância do tema,  afinal, este redator-chefe também já ultrapassou a marca dos sessenta e integra o grupo da terceira idade,  é inegável que há um viés simbólico e, talvez, político.

Enquanto o Enem propõe reflexão sobre envelhecimento e inclusão social dos idosos, o governo parece utilizar o mesmo discurso para suavizar a imagem de um líder cansado, que tenta se reinventar como exemplo de “vigor democrático”.

Seria o tema da redação um convite à reflexão social ou uma jogada ensaiada para moldar consciências? Coincidência ou roteiro bem escrito, o fato é que o Brasil envelhece,  e a política, mais ainda. Falar em “desafios da terceira idade” às vésperas de uma nova candidatura de Lula soa como um ensaio ideológico, onde experiência se disfarça de esperança.


Redator-Chefe – TMNews do Vale

Importante: Precisamos, mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)

 

Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem