
O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) realiza, no próximo 25 de novembro, às 16h30, mais uma edição do programa Agro em Pauta, com a palestra "Nematoide e Fusariose na cultura da banana".
O evento, gratuito, acontece no auditório do DINC, localizado na Vila CS-01, Zona Rural de Petrolina, e é aberto a produtores, técnicos, estudantes e demais interessados em sanidade vegetal.
A capacitação será conduzida pela Dra. Patrícia Oliveira, nematologista e referência em diagnóstico e manejo de fitonematoides no Semiárido. Com atuação em consultoria, pesquisa aplicada e treinamento técnico, Patrícia trabalha diretamente com culturas de alta relevância econômica, auxiliando produtores a identificar e controlar distúrbios causados por nematoides, pragas que, quando associadas a fungos como o Fusarium, podem causar perdas severas de produtividade.
Durante a palestra, a especialista vai abordar desde os sintomas e impactos das doenças até estratégias de manejo integrado, destacando como a presença de nematoides pode agravar os danos da fusariose, uma das principais ameaças aos bananais em regiões irrigadas.
Para o gerente de Operação do DINC, Armando Bagagi, o encontro reforça o papel do Distrito na transferência de conhecimento técnico aos produtores.
"Estamos comprometidos em oferecer informações que ajudem o produtor a proteger sua lavoura. A palestra da Dra. Patrícia traz orientações práticas que fazem diferença no campo e fortalecem a bananicultura no nosso perímetro irrigado.", destaca.
Importância da bananicultura no Vale do São Francisco
Apesar de a manga e a uva liderarem a pauta exportadora da região, a banana tem papel expressivo na economia local, especialmente para o abastecimento regional e a geração de emprego em propriedades familiares. O manejo adequado de pragas e doenças é determinante para garantir produtividade, qualidade e longevidade dos bananais no Vale do São Francisco, onde a irrigação permite cultivos durante todo o ano.
Por ser sensível a distúrbios fitossanitários, especialmente nematoides e Fusarium, a cultura demanda atualização constante dos produtores, um dos motivos pelos quais o DINC tem ampliado ações de capacitação técnica.
Ascom DINC
Importante: Precisamos,
mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a
gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale
pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário