Deputado aciona PGR e TCU por supostas irregularidades em barco de Lulas

 

O barco em que o presidente Lula está se chama Iana 3; embarcação regional é considerada “adequada” para receber o presidente e sua equipe.

O deputado Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição na Câmara, acionou a PGR (Procuradoria Geral da República) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar supostas irregularidades no aluguel da embarcação que hospeda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja Lula da Silva e uma comitiva em Belém, para agendas relacionadas à COP30. 

O documento, protocolado na 3ª feira (4.nov.2025), cita possível falta de economicidade, transparência e legalidade na contratação da embarcação de luxo, que substituiu um navio da Marinha do Brasil.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, publicada na 2ª feira (3.nov), a escolha do Iana 3 foi motivada por critérios de conforto. O Planalto teria optado por uma estrutura com quartos mais amplos e confortáveis, mesmo com menor capacidade total de hóspedes. A embarcação, que consome 50 litros de diesel por hora e deve gastar ao menos 4.000 litros de combustível durante a estada de Lula, foi palco de dancinha protagonizada pela primeira-dama Janja da Silva.

Ao Poder360, o deputado Sanderson disse que cobrou a investigação ao TCU e à PGR por se tratar de uma “despesa inconveniente, absurda e inoportuna”.

“Em meio a tantos problemas Brasil afora, Lula gastar quase meio milhão de reais para se hospedar num iate de luxo durante a COP30 é inadmissível. Vale registrar que a Marinha havia disponibilizado um navio gratuito, seguro, pronto para ser usado — mas foi descartado porque não era ‘confortável o bastante’”, disse Sanderson. 


Lula já havia manifestado sua intenção de ficar em um barco durante visita à região no início de outubro. “Eu vou querer dormir no barco. Ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco, que eu vou dormir no barco. Porque eu não quero luxo, eu quero vir participar dessa COP porque essa COP tem que ser a COP da verdade. Até agora a gente vai tomando muitas decisões e não tem cumprido as decisões que a gente toma”, disse o presidente.

BARCO IANA 3 PARA COP30 

O Iana 3, fabricado em 2010 e 2011, tem 3 andares, 45 metros de comprimento por 8 metros de largura. Todas as instalações de passageiros têm ar condicionado.

O barco está atracado na Base Naval de Val de Cães e foi alugado pela empresa Icotur Transporte e Turismo, sediada em Manaus. A tripulação é formada por 4 pessoas - inclui piloto, maquinista, responsável pelo convés e auxiliar. Além disso, há outros funcionários para o atendimento dos passageiros. 

 A decisão de utilizar uma embarcação como hospedagem se deu em um contexto de dificuldades com as acomodações em Belém. Desde janeiro, a cidade enfrenta uma crise no setor hoteleiro, com preços elevados cobrados por hotéis e proprietários de imóveis disponíveis para locação durante o período da conferência .

Poder 360

Importante: Precisamos, mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)


Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem