A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III – Juazeiro, recebe no dia 24 de novembro, a partir das 15h, no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), o jornalista, professor e crítico de cinema Rafael Carvalho, que vai proferir a palestra "A crítica de cinema em tempos de convergência e influenciadores digitais.
Para que serve?", que faz parte da programação da mostra de curtas-metragens Curta na Uneb.
Além de crítico de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), Rafael também é doutor e mestre em comunicação pelo Programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura contemporânea da UFBA. Atualmente o pesquisador leciona no curso de Comunicação Social/ Jornalismo da UNEB – Campus Seabra e atua como colaborador do jornal A Tarde, do site Moviola Digital, trabalha com curadoria e é oficineiro de escrita crítica.
A palestra, que vai trazer a discussão sobre como a crítica de cinema tem sido atravessada pela era da influência digital, é parte da programação do evento Curta na Uneb, mostra de curtas–metragens produzidos por estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios. A mostra de audiovisual chega a sua 10º edição com o tema "Curta do seu jeito, curta na Uneb". Os filmes exibidos são produto da disciplina Documentário Jornalístico, na qual os alunos puderam trabalhar o audiovisual fora dos moldes do jornalismo tradicional, experimentando conceitos e técnicas cinematográficas.
Nas nove edições anteriores, o Curta na Uneb se caracterizou como um momento de valorização dos trabalhos estudantis e da produção artística de audiovisual independente. Seis anos após a última edição, o evento volta a ser realizado e continua com a coordenação da professora do curso de Jornalismo em Multimeios Fabíola Moura, Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (Uneb), jornalista e coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga (Univasf).
A programação conta ainda com a participação do repórter da TV Caatinga e da Band do Vale do São Francisco e egresso do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb, Fernando Alves, que vai compartilhar sua experiência de participar da 9° edição do Curta na Uneb. Durante o evento também vai acontecer o lançamento da galeria digital do evento, site que reúne todos os curtas e memoriais produzidos nas edições anteriores.
A turma de Documentário Jornalístico 2025.2 convida a comunidade de Juazeiro e região para conhecer os curtas produzidos e prestigiar o evento, que vai acontecer em dois momentos: o primeiro no auditório Paulo Freire e o segundo no Canto de Tudo, ambos no DCH III.
Os interessados podem acompanhar os bastidores e as novidades pelas redes sociais oficiais do projeto, no Instagram e no Facebook.
Serviço
Evento: 10ª edição do Curta na Uneb
Data: 24 de novembro de 2025
Horário: A partir das 15h
Local: 15h - Auditório Paulo Freire; 18h - Canto de Tudo, localizados na Universidade do Estado da Bahia, Rua Edgard Chastinet, s/n - São Geraldo, Juazeiro-BA.
Entrada: Gratuita e aberta à comunidade
Contato para entrevistas :
Beatriz Azevedo - 7198680-5170
Bruna Almeida - 7499980-9075
Assessoria de Comunicação – Curta na UNEB
Importante: Precisamos,
mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a
gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale
pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário