Por: Taciano Medrado*
Ah! Juazeirinho! que triste sina a sua!
A cidade de Juazeiro no Norte da Bahia parece viver um eterno ciclo de promessas e decepções. Sai e entra gestão e nada muda. Os personagens e seus discursos recheados de cores e jargões nos palanques, e nas nas redes sociais, são os mesmos, ou seja, o repetitivo roteiro político previsível.
Agora, o novo capítulo assinado pelo atual gestor, Andrei Gonçalves, o prefeito do "cheiro no coração", o atende pelo nome de Zona Azul.
Um decreto publicado pela prefeitura municipal, nessa terça-feira (14) propôs atualizações no projeto que instituiu o sistema de estacionamento rotativo em Juazeiro, em locais permitidos e previamente determinados nas vias e logradouros públicos, denominado “Sistema Zona Azul”, em Juazeiro da Bahia, estando os cidadãos sujeitos ao pagamento do preço fixado pelo Poder Executivo Municipal.
O referido decreto regulamenta as disposições contidas nas Leis Municipais nº 2.234, de 25 de outubro de 2011, e nº 3.037, de 3 de novembro de 2021, que autorizam o Município de Juazeiro/BA a instituir, no âmbito municipal, o sistema de estacionamento regulamentado de veículos em locais permitidos e previamente determinados nas vias e logradouros públicos, denominado “Sistema Zona Azul”.
Adivinhem que vai pagar o pato? eu, você os demais juazeirenses, que vão ter que arcar com mais uma taxa de contribuição pra rechear os cofres da prefeitura e do(s) empresário(s) donos das empresas responsáveis pela execução e funcionamento do sistema de Zona Azul. Quem não se lembra da empresa anterior na gestão Paulo Bonfim?
O discurso oficial é o de sempre: “modernização do trânsito” e “organização das vagas públicas”. Mas, para o cidadão comum, o que se desenha é mais um pedágio urbano travestido de solução técnica. A cidade ainda carece de infraestrutura básica, ruas esburacadas, sinalização precária, transporte público deficiente, e, mesmo assim, a prioridade parece ser cobrar para estacionar.
Mas sabe o que mais me chama a atenção? é que certos comerciantes , alguns deles filiados "políticos" sempre foram ferrenhos combatentes ao Zona Azul, mas hoje apoiam e ratificam o seu retorno.
O povo juazeirense já conhece bem essa novela. O enredo muda de figurino, mas o roteiro continua o mesmo: promessas de melhorias, discursos bem ensaiados e decisões tomadas de cima para baixo, sem escutar quem realmente vive o caos diário do trânsito e da mobilidade.
A sensação é de déjà-vu. Juazeiro muda de roupa, mas não muda de rumo. Enquanto o cidadão tenta estacionar a esperança, o poder público acelera rumo a mais uma cobrança injusta, e o povo continua pagando a conta, parado no congestionamento da falta de sensibilidade social.
(*) Professor e redator chefe
🗞️ TMNEWS DO VALE
"Informar é resistir. Opinar é exercer cidadania."
Importante: Precisamos,
mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a
gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


Postar um comentário