A Violência da Lei Injusta

 

(*) Taciano Medrado

“Uma lei injusta já é uma forma de violência. Ser preso por descumpri-la é mais violento ainda.”

A frase, dura e verdadeira, denuncia o que muitos fingem não enxergar: quando a lei perde sua essência de justiça, ela deixa de proteger e passa a agredir. É a institucionalização da violência com o selo da legalidade.

O que estamos vendo hoje no Brasil não é diferente. Normas, interpretações e decisões são usadas não como instrumentos de equilíbrio, mas como armas políticas. Prisões, censuras e perseguições travestidas de “defesa da democracia” escondem, na prática, o sufocamento da liberdade.

Cumprir a lei é dever de qualquer cidadão. Mas aceitar calado uma lei injusta é compactuar com a tirania. É admitir que o Estado possa esmagar a liberdade individual e chamar isso de “ordem jurídica”.

O verdadeiro Estado de Direito não existe para calar vozes, mas para garanti-las. Não existe para punir dissidências, mas para assegurar que até o pensamento contrário ao poder tenha espaço. Quando isso não acontece, o que sobra é um regime de medo, onde obedecer não é virtude, mas sobrevivência.

E aí cabe a pergunta que incomoda os poderosos: quem comete a maior violência? O cidadão que se recusa a se ajoelhar diante de uma lei injusta ou o sistema que o pune por ousar resistir?

(*) Professor e Analista político

Importante: Precisamos, mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)


Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem