Ford é condenada a pagar R$ 30 milhões por danos morais coletivos após fechamento de fábrica na Bahia

Prestadores de serviço da Ford protestam por indenizações após fábrica fechar; funcionários estão acampados há cerca de 40 dias — Foto: Reprodução/TV Bahia


A Ford foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos para os funcionários da antiga fábrica de automóveis em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (5), pelo Ministério Público da Bahia (MPT-BA), e ainda cabe recurso da decisão.

A decisão é da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, em julgamento que ocorreu em 31 de julho. A justificativa do pagamento é que a Ford encerrou a produção de forma unilateral, sem diálogo com o sindicato dos trabalhadores.

De acordo com o MPT-BA, não houve uma negociação prévia com o sindicato antes do fechamento, em janeiro de 2021. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, cerca de 60 mil trabalhadores perderam o emprego, entre funcionários diretos e indiretos. (Relembre o fechamento da fábrica ao fim da reportagem)


Ainda conforme o MPT, o pagamento da indenização por danos morais coletivos tem como objetivo reparar os problemas causados pelo fechamento da fábrica. Os pagamentos só serão feitos depois que todos os prazos para apresentação de recursos forem finalizados. A partir disso, as etapas serão as seguintes:

será aberto um processo de execução na 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, onde a ação teve origem;
os pagamentos dos funcionários envolvidos na ação serão discutidos.

Ainda não há informações sobre os prazos para a apresentação dos recursos.

Fechamento da Ford

Em janeiro de 2021, a Ford informou que encerraria a produção de veículos no Brasil. Com isso, x fábricas foram fechadas: a Camaçari, na Bahia, e a de Taubaté, em São Paulo, onde eram produzidos carros da Ford; e a de Horizonte, no Ceará, onde eram produzidos jipes da marca Troller.

Através de comunicado, a fabricante informou que os fechamentos das fábricas estavam associadas a pandemia da Covid-19, que causou redução de vendas.

Na ocasião, a empresa ainda afirmou que cinco mil empregos foram perdidos no Brasil e na Argentina. O número refere-se apenas aos funcionários contratados pela Ford.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, cerca de 60 mil funcionários perderam os empregos, sendo eles trabalhadores diretos e indiretos. O fechamento causou protestos dos funcionários na frente da fábrica de Camaçari.

Apesar de fechar a fábrica, a Ford manteve as atividades do seu Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Camaçari. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no local, com a criação e design de novos produtos para as operações da Ford em nível global.

G1 - Bahia

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Leia outras  matérias acessando nossa página www.profesortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem