MEC lança programa "Toda Matemática" na premiação da OBMEP



O MEC (Ministério da Educação) lançou, nesta segunda-feira (30), o “Compromisso Nacional Toda Matemática’’. O objetivo do programa é desenvolver ações para garantir um ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a Cerimônia Nacional de Premiação da 19ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), reuniu 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do DF para receber a medalha de ouro da competição científica.

“Da mesma forma que lançamos o compromisso nacional de crianças alfabetizadas, com metas estabelecidas com estados e municípios, estamos lançando o ‘Compromisso Toda Matemática’ para apoiar a formação de professores e apoiar tecnicamente e financeiramente as redes de educação básica para melhorar a aprendizagem da matemática”, afirmou Santana.

Segundo o ministro da Educação, a iniciativa do governo federal pretende reduzir desigualdades regionais, consolidando a disciplina como ferramenta essencial para desenvolver os estudantes do país. O decreto de criação do programa será assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
OBMEP

Promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) desde 2005, a OBMEP reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes em 99,9% dos municípios brasileiros. Além das 683 medalhas de ouro, a 19ª edição da OBMEP distribuiu 1.962 medalhas de prata; 5.851 de bronze; e 51.002 menções honrosas, além das premiações estaduais. As cerimônias de entrega são organizadas regionalmente.

O evento marcou ainda a entrega do Troféu Meninas Olímpicas, que reconhece jovens talentos e busca reduzir desigualdades de gênero na matemática. Nesta edição, 16 alunas foram homenageadas.

As medalhas da OBMEP abrem portas para o ensino superior. Instituições de excelência, como o IMPA Tech, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a USP (Universidade de São Paulo), oferecem processos seletivos voltados a estudantes premiados em olimpíadas científicas, valorizando o desempenho e o potencial dos premiados com medalhas nacionais.

CNN Brasil

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

 

Para continuar lendo as demais  matérias acesse nossa página www.profesortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem