Imagem divulgada neste sábado mostra o aiatolá Ali Khamenei na primeira aparição pública desde guerra com Israel. Líder supremo do Irã não aparecia desde 11 de junho Foto: Khamenei.ir/via AFP
TEERÃ - O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, participou de uma cerimônia religiosa em Teerã neste sábado, 5, segundo imagens divulgadas pela mídia estatal. A participação marcou a primeira vez que Khamenei é visto em público desde o início da guerra com Israel, em 13 de junho.Os dois países chegaram a um acordo de cessar-fogo no dia 24 de junho que pararam os ataques, mas o aiatolá, que está no poder desde 1989, seguia sem aparecer em público.
Um vídeo transmitido pela televisão oficial mostra Khamenei cumprimentando fiéis em uma mesquita durante uma cerimônia pelo aniversário do martírio do imã Hussein, uma data importante para os muçulmanos xiitas.
Khamenei, de 86 anos, apareceu vestido de preto. “O sangue de nossas veias pelo nosso líder!”, gritaram os fiéis com os punhos erguidos.
A televisão estatal especificou que a cena foi filmada na mesquita do imã Khomeini, que leva o nome do fundador da República Islâmica, localizada no centro de Teerã.
A última aparição de Khamenei em público havia sido antes da guerra, em 11 de junho, quando recebeu deputados do Parlamento. Dois dias depois, Israel iniciou uma guerra contra o Irã sob a justificativa de impedir que o país se dotasse de armas nucleares.
O governo iraniano sempre negou que busque esse objetivo no plano militar e diz que o programa nuclear tem finalidade civil.
Durante o conflito, Khamenei apareceu em vídeo na TV estatal em três ocasiões, mas o seu paradeiro era desconhecido. Israel chegou a ameaçar matá-lo e os Estados Unidos disseram que poderiam fazer isso, mas que tinham escolhido não fazer.
Especulou-se que Khamenei poderia estar escondido em um bunker durante o conflito, que durou 11 dias.
O líder supremo falou na semana passada em um vídeo, mas não havia sido visto em público desde o início do conflito em 13 de junho. Após o cessar-fogo, Khamenei falou mais uma vez através de um pronunciamento gravado para clamar vitória sobre Israel.
Segundo um balanço fornecido pelo poder judiciário iraniano, pelo menos 936 pessoas morreram no Irã devido aos bombardeios israelenses. Os ataques iranianos de represália causaram em Israel 28 mortes, afirmam as autoridades de Israel.
Com informações da AFP
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Para continuar lendo as demais matérias acesse nossa página www.profesortacianomedrado.com
Postar um comentário