A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados. O parlamentar é investigado por suposto envolvimento em esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares no Ceará.
Ao todo, a PF cumpre 15 mandados autorizados pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. As ações ocorreram - além de Brasília - nas cidades de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.
A operação é parte de uma investigação que tramita sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a PF, o grupo criminoso teria usado recursos públicos desviados para financiar campanhas eleitorais nas eleições municipais do ano passado.
Em nota, a equipe de assessoria informou que o deputado "não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos" (leia na íntegra mais abaixo).
Também foram autorizadas a quebra de sigilo de celulares apreendidos e o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. O objetivo, segundo a PF, é impedir a movimentação de valores de origem ilícita.Foram alvos da operação, além do gabinete parlamentar, outros endereços ligados a Júnior Mano no Distrito Federal e no Ceará e imóveis de cinco investigados. A investigação tem apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).De acordo com a PF, o núcleo investigado:
Articulava o envio de verbas públicas de emendas parlamentares a determinados municípios no Ceará e, em troca, parte dos recursos era desviado para pagamentos ilegais.
Fraudava procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo.
Desviava os recursos para financiar campanhas eleitorais nas eleições municipais do ano passado.
As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.
G1 - Política
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Leia outras matérias acessando nossa página www.profesortacianomedrado.com


Postar um comentário