Imagem criada pela equipe do TMNews do Vale com auxilio da I.A
Da redação
A partir das 05h27 da manhã desta terça-feira, 8 de julho de 2025, daremos início a um momento astronômico pouco percebido, mas profundamente significativo: o fenômeno do Afélio.
Neste ponto exato da órbita terrestre, o nosso planeta estará na maior distância possível do Sol durante todo o ano — aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros, ou seja, 66% mais longe.
Para quem imagina que isso trará um frio imediato ou uma mudança brusca de estação, é importante esclarecer: o Afélio não interfere diretamente nas temperaturas do dia a dia. O que regula as estações do ano é a inclinação do eixo da Terra, e não a proximidade do Sol. Curiosamente, enquanto estamos no ponto mais distante da nossa estrela, o hemisfério norte vivencia o verão, e o hemisfério sul, o inverno.
Mas há uma beleza poética neste afastamento astronômico. Em tempos em que tudo parece girar em torno da pressa, da tecnologia e das tensões cotidianas, olhar para o céu e compreender que a Terra — esse lar suspenso no espaço — segue um percurso preciso e constante ao redor do Sol, pode nos lembrar da grandiosidade da natureza e da nossa pequena, porém significativa, existência.
O Afélio também é um convite à reflexão. Mesmo longe da sua fonte principal de calor e energia, o planeta continua seu ciclo, com vida pulsando em todos os cantos. Talvez isso nos inspire: mesmo quando nos sentimos distantes da nossa própria “fonte de luz”, podemos seguir em frente, confiando no curso natural da vida.
Neste momento em que a Terra se afasta, olhemos para cima, reconectemo-nos com o mistério do universo e celebremos a incrível dança cósmica que torna possível a nossa existência.
TMNews do Vale – Informação com olhar além do horizonte.
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Leia outras matérias acessando nossa página www.profesortacianomedrado.com


Postar um comentário