Urgente: sirenes voltam a soar em Israel em novo ataque do Irã





O Irã voltou a atacar mísseis em direção a Israel na madrugada de domingo (15/6), no horário local (noite em Brasília). Os mísseis atingiram a parte central da capital, Tel Aviv. De acordo com a mídia estatal israelense, uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), os mísseis e drones vieram do Irã e do Iêmen.

A nova ofensiva acontece pouco depois de as forças israelenses anunciarem que instalações de projetos nucleares iranianos, incluindo o Ministério da Defesa, foram atingidos. Mais cedo, os dois países trocaram ataques, que acabaram com a morte de pelo menos cinco pessoas de uma mesma família em Haifa, ao norte de Israel.

O Irã respondeu com mísseis, e explosões puderam ser ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém. Em um comunicado, a Guarda Revolucionária do Irã afirma que suas operações “continuarão a ser mais ferozes e generalizadas se as atrocidades e ataques continuarem”.

Relatórios iniciais indicam uma série de impactos de mísseis e estilhaços no centro de Israel. O Serviços de Bombeiros e Resgate de Israel indicam um possível impacto direto em um prédio em Rehovot, um impacto em Tel Aviv e em um shopping na cidade central de Kiryat Ekron, afirma o jornal The Times of Israel.

O que está acontecendo

Irã e Israel entram no terceiro dia de ataques aéreos mútuos.

Os ataques neste sábado (14/6) tiveram como alvo campos de petróleo e gás adversários, além do Ministério da Defesa do Irã.

Israel confirma ao menos seis mortos e 33 feridos.

Segundo a mídia iraniana, os ataques israelenses ao Irã teriam matado 215 pessoas desde a última quinta-feira (12/6). Foi confirmado que 51 dos mortos e 31 dos feridos eram militares.

Como aconteceu mais cedo, assim que os ataques iranianos foram identificados, sirenes soaram em diferentes cidades de Israel para que os cidadãos procurassem abrigo.

Segundo a mídia israelense, há relatos de 13 feridos e três mortos na região de Haifa, cidade ao norte de Israel.

O ataque israelense em direção ao Irã teve como alvo um depósito de petróleo e um tanque de combustível, conforme informações da agência estatal iraniana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os locais atingidos em chamas.

Momentos após o ataque israelense ter atingido o alvo, o ministro da defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que “Teerã está queimando”.

O disparo de uma nova leva de mísseis se dá no contexto da escalada na tensão no Oriente Médio após Israel lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã, com foco da operação foi o programa nuclear iraniano.

Desde então, o Irã tem respondido com disparos de mísseis em direção a Israel, o que tem sido feito com exército de drones e mísseis contra o território de Israel.


Do outro lado do conflito, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, já havia ameaçado “queimar Teerã” caso o regime do Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, continuasse com os ataques contra o território israelense.
A tensão entre Irã e Israel

O conflito entre Israel e Irã escalou na última quinta-feira (12/6), quando o exército israelense realizou “ataques preventivos” contra o território iraniano. Em resposta, Teerã lançou uma ofensiva contra os israelenses na sexta-feira (13/6).

A troca de ataques entre os rivais históricos aumentou a tensão no Oriente Médio. A região ainda lida com conflitos, por exemplo, os conflitos entre Israel e o Hamas, que teve uma escalada histórica em outubro de 2023.

Fonte: Metrópoles

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem