UPE abre inscrições do Sistema Seriado de Avaliação com 1,8 mil vagas em 58 cursos de graduação

Foto: UPE/Arquivo

A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu nesta segunda-feira (16) as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Os estudantes podem se inscrever por meio da internet até o dia 16 de julho.

A taxa de inscrição é de R$ 122, mas, até dia 20 de junho, os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal podem solicitar insenção.

As provas do Processo de Ingresso 2026 acontecem em novembro e dezembro deste ano. Nessa modalidade de seleção, os estudantes fazem uma prova ao final de cada ano do ensino médio. Para os concluintes, além da prova objetiva, será feita uma redação (veja no vídeo acima).

No total, todo ano, a UPE recebe 3.620 novos estudantes em 58 cursos de graduação em 12 campi. Do total de vagas, 1.810 mil são para o SSA e as demais para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, 40% das vagas são reservadas para candidatos que tenham cursado, ao menos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e todo o médio em escola pública.

O Sistema de Ações Afirmativas é dividido em quatro estratos:

A1 - 10% das vagas para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
A2 - 10% das vagas para estudantes com qualquer renda per capita;
A3 - 10% das vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
A4 - 10% das vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com qualquer renda per capita.
Nos dois últimos casos, o candidato deve passar por uma Comissão de Heteroidentificação. s estudantes podem tirar dúvidas sobre o processo, entrando em contato com a universidade pelos telefones (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda pela internet.

Calendário de provas

SSA 3: 23 e 30 de novembro de 2025 (manhã)
SSA 1: 07 e 14 de dezembro de 2025 ( manhã)
SSA 2: 07 e 14 de dezembro de 2025 (tarde)

Confira os cursos no campus Petrolina:

Ciências biológicas;
Enfermagem;
Fisioterapia;
Geografia;
História;
Letras com habilitação em língua portuguesa/língua inglesa;
Letras com habilitação em língua portuguesa/língua espanhola;
Matemática;
Nutrição;
Pedagogia.

Fonte: G1 - Petrolina

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem