SUS registrou média de sete atendimentos diários por queimaduras com fogos em 2025


Crédito da foto: Freepik/ IA

As festas juninas movimentam o país com danças, comidas típicas e muita alegria. O cenário, no entanto, composto por fogueiras e fogos de artifício, traz o alerta dos riscos de acidentes envolvendo esses elementos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, somente nos três primeiros meses de 2025, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 628 atendimentos ambulatoriais e hospitalares por queima de fogos de artifício, média de sete por dia. A pasta ressalta que os dados são referentes a atendimentos e não necessariamente refletem o número de pessoas atendidas.

Já em 2024, atendimentos ambulatoriais e hospitalares totalizaram 2.108 registros e 16 óbitos; número maior que em 2023 (1.919 atendimentos e 12 mortes).

Em acidentes com fogos de artifício, ⁠as mãos são frequentemente atingidas, ressalta a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Além de queimaduras graves, também podem ocorrer casos de amputações.

Com relação às fogueiras, durante o processo de acendimento, especialmente se estiverem sendo utilizados materiais inflamáveis, como papel, madeira seca ou álcool, podem ocorrer estalos e estilhaços que podem atingir as mãos e causar sérios danos, salienta a SBCM.

Acidentes desse tipo afetam diretamente a vida dos pacientes em funções rotineiras, podendo, ainda, haver sequelas permanentes, pois é comum ocorrer comprometimento dos movimentos, além de perda da sensibilidade.

Recomendações importantes

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão lista orientações para evitar acidentes do tipo e recomendações em casos de ocorrências:

- Se decidir usar fogos de artifício, certifique-se de seguir todas as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante. Mantenha uma distância segura ao acender os fogos e nunca os aponte na direção de pessoas, animais ou objetos inflamáveis.

- Mantenha uma distância segura das fogueiras para evitar queimaduras causadas pelo calor intenso. Nunca deixe crianças desacompanhadas perto das fogueiras e evite correr ou brincar muito próximo delas.

- Mantenha as crianças sob supervisão constante durante as festividades para garantir que elas não se envolvam em atividades perigosas que possam resultar em queimaduras.

- Em caso de acidente, nunca descolar tecidos grudados na pele queimada e nem retirar corpos estranhos do local queimado;

- Nunca colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura; somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;

- A limpeza de queimadura leve deve ser feita com água corrente, usando jato suave, por cerca de dez minutos. Na sequência, deve-se aplicar uma compressa fria na área afetada. Se a queimadura for grave, procure atendimento médico imediatamente.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações em www.cirurgiadamao.org.br.

Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM)

Predicado Comunicação

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem