Representantes da Univasf participam de discussões sobre infraestrutura e obras em evento do Forplad

 

PAC3 e mercado livre de energia foram alguns dos temas abordados na reunião.

Gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram da 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura, Obras e Manutenções da Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O encontro foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), de 14 a 16 de maio, e reuniu representantes de Ifes de todo o país.

Representaram a Univasf, o prefeito Universitário, João Pedro da Silva Neto; o secretário de Infraestrutura, Sérgio Motta Lopes; e o coordenador de Projetos e Patrimônio da Infra, o arquiteto e urbanista Fernando Augusto Kursancew. O evento, organizado pela Comissão de Planejamento e Avaliação do Forplad, contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, que participou do fórum de forma remota.

Durante a reunião, foram discutidas obras do Plano de Aceleração do Crescimento para as Universidades Federais (PAC3), Sistema MEPA: Eficiência e Economia na Gestão Energética e Mercado Livre de Energia no Brasil, Sistema de Transporte das Ifes, entre outros assuntos. “Foi um evento importante que possibilitou a discussão de muitas temáticas relevantes para todas as universidades, a exemplo do PAC3. A própria participação do secretário mostra a importância dessas pautas nas Ifes, haja vista a situação em que as instituições vivenciam hoje com relação à manutenção. Vivemos trabalhando no limite de orçamento”, destaca Silva Neto.

O mercado de energia fotovoltaica foi outra temática relevante abordada durante o evento, com a apresentação de um projeto da Universidade de Brasília (UnB), do qual a Univasf faz parte, que monitora o consumo de energia nas Ifes e relatos de instituições que já ingressaram no mercado livre de energia. De acordo com Silva Neto, a Univasf estuda essa possibilidade também. “Todas essas discussões são muito importantes para que as instituições possam realmente planejar em rede e tomar suas decisões com mais segurança”, afirma. A expectativa, segundo ele, é que uma nova reunião aconteça até o final deste ano para dar prosseguimento ao acompanhamento do PAC3.


Portal Univasf

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem