Polícia Federal encaminha pedido de inclusão de Carla Zambelli na lista da Interpol

Foto de arquivo de 15/05/2025 da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante uma coletiva de imprensa na sede de seu partido no bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo. — Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO


A Polícia Federal encaminhou à Interpol o pedido de inclusão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na difusão vermelha, que é o alerta internacional para fins de localização e prisão. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pelo diretor-geral da PF, delegado Andrei Passos, que acompanha o presidente Lula em viagem oficial a Paris.

O pedido foi enviado por volta das 17h à sede da Interpol em Lyon, na França, e se baseia na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão preventiva da parlamentar.

Agora, caberá à Interpol analisar e deliberar sobre o cumprimento do pedido de inclusão.

Zambelli, condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), anunciou que deixou o Brasil. Nesta quarta-feira (4), ela teve a prisão preventiva decretada.


Atualmente, o secretário-geral da Interpol é o delegado Valdecy Urquiza, da própria Polícia Federal. Ele é o primeiro brasileiro e o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar o posto em mais de 100 anos de existência da organização.

Agora, o pedido será analisado pela secretaria-geral da organização, de acordo com os critérios de admissibilidade da Interpol. Eles irão avaliar, por exemplo, se há perseguição politica, racial ou de origem. Esta avaliação é praxe para todas as solicitações de inclusão na Difusão.

Caso o pedido encaminhado pela Polícia Federal seja aceito, os dados de Zambelli estarão disponíveis para as polícias dos 196 países-membros da Interpol.

G1 - Política

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem