PF prende hackers que invadiram sites de tribunais de Justiça


Operação prendeu dois hackers e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão • Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (10), dois hackers e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na operação Timeout, contra suspeitos de integrarem grupo criminoso responsável por ataques cibernéticos de negação de serviço (DDoS). Os alvos eram sites de instituições públicas e privadas brasileiras.

Os mandados foram cumpridos em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal. Os suspeitos teriam invadido os sites do STF, STJ, CNJ e do Aeroporto de Guarulhos

A investigação a atuação dos hackers, que operavam sob pseudônimos (nick names) e se apresentavam em fóruns clandestinos de compartilhamento de dados como autores de diversos ataques cibernéticos.

Entre os alvos afetados estariam sistemas ligados ao Poder Judiciário, universidades públicas, e empresas estatais, cuja instabilidade operacional causou prejuízos à prestação de serviços à sociedade.

Segundo investigadores à CNN, o principal hacker do grupo “atacou toda a República” e era o mais procurado pela divisão que apura crimes cibernéticos na PF.

Durante as investigações, foram identificados indícios do uso de infraestrutura internacional para “mascaramento” de protocolo de internet, o conhecido IP, uso de redes privadas virtuais (VPNs), além da publicação de conteúdos reivindicatórios em fóruns especializados na deep web.

Os presos poderão responder pelos crimes de ide dispositivo informático; interrupção ou perturbação de serviço telemático; associação criminosa; e divulgação de dados obtidos ilicitamente.

Texto e foto: CNN Brasil

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem