PF assume fiscalização de CACs na próxima semana e prepara painel sobre processos de registro


Homem segura uma arma no clube de tiro 'Calibre 12' em São Gonçalo, Rio de Janeiro, em imagem de setembro de 2018 — Foto: Daniel Ramalho/AFP/Arquivo


A Polícia Federal confirmou nesta segunda-feira (23) que assumirá na próxima semana, no dia 1º de julho, a responsabilidade pela fiscalização dos CACs, como são conhecidos os colecionadores de armas, atiradores esportivos e caçadores registrados.

Segundo a PF, entre as novidades, está a elaboração de um painel estatístico que reunirá dados sobre os processos de registros e outros conteúdos sobre os CACs no país. O objetivo é facilitar o acesso da sociedade a informações sobre o segmento.

Atualmente, a responsabilidade pela fiscalização dos CACs é do Exército. A transferência para a Polícia Federal ocorrerá de forma escalonada e foi determinada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e consta do chamado decreto das armas, assinado em julho de 2023.

Inicialmente, o texto previa que a fiscalização passaria à PF a partir de 1º de janeiro de 2025.

Entretanto, a própria PF pediu prorrogação porque não havia recebido recursos para criar a estrutura necessária para assumir a função, o que incluía a contratação de funcionários terceirizados (relembre no vídeo abaixo).

Segundo a PF, a instituição assumirá, entre outras atribuições:

> o registro de pessoas físicas e empresas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional;
> a autorização para compra e transferência de armas;
> a fiscalização das atividades exercidas por CACs;
> a entrega de guias de tráfego com as armas;
> controle do comércio varejista para pessoa física.

Recursos.

No dia 15 de maio, o Ministério da Justiça anunciou, em nota, a transferência de R$ 20 milhões à Polícia Federal para as ações necessárias. Esse valor, porém, é inferior aos R$ 30 milhões que a própria PF havia estimado como o custo para assumir a fiscalização.

Também na nota, o secretário-executivo no ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, informou que serão criadas delegacias de Controle de Armas em todas as capitais do país e no Distrito Federal, além de 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias da PF no interior do país.

O trabalho em todo o país será gerenciado por uma Coordenação Geral de Controle de Armas.

G1 - Política

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem