Nem lixo, nem museu: quem tem uma TV de tubo tem um tesouro

Foto crédito Tacilla Medrado

Talvez você tenha uma TV de tubo largada aí na sua casa e acha que ela não presta mais para nada. Ela, que já foi a estrela da sala de estar acabou num canto escuro e pode até estar juntando pó. Só que ela ainda tem muita utilidade sim! Você pode achar que ela já é lixo ou até mesmo uma peça de museu, mas na verdade ela é um tesouro.

O que fazer com uma TV de tubo em 2025?

Claro, na sala você vai querer a melhor qualidade de imagem para assistir e jogar tudo o que tem de mais moderno, mas existem outros lugares que você não precisa de tudo isso.

Aqui vão algumas dicas do que fazer com uma TV de tubo:

Um fliperama retrô

Games antigos funcionam melhor em TVs de tubo, CRT, que eram da época deles. Você não precisa ter exatamente um gabinete de fliperama — embora as TVs também sirvam para isso — mas você pode plugar videogames clássicos como SNES, Mega Drive, PlayStation 1 e até mesmo o PlayStation 2 e Nintendo 64 nessas TVs para sentir a experiência original deles. Caso queira se sentir como nas locadoras de antigamente, controles "tipo arcade" para consoles clássicos são encontrados em diversas lojas e dão aquele toque especial.

Uma tela para DVD/VHS

Você pode ter títulos em VHS ou em DVD por aí, que não ficam a melhor coisa do mundo quando são exibidos numa TV 4K mais nova. Conectar o vídeo cassete ou o DVD player na TV de tubo fará a experiência ficar mais agradável.

Um bônus: geralmente as crianças não ligam muito para qualidade de imagem, então essa pode ser uma alternativa barata para o quarto dos filhos para colocar aquele DVD de uma animação mais antiga ou coisas assim.
Segurança

Se sua casa ou condomínio tiver um circuito fechado de monitoramento, é muito fácil plugar sua TV para receber o sinal das câmeras e transformá-la num verdadeiro monitor de segurança.

Uma tela (que pode até ser smart) para outros lugares

Novamente: nem todos os lugares precisam da melhor definição. Talvez você só precise de uma tela na cozinha para assistir ao jornal da manhã enquanto toma café ou conferir alguma receita enquanto cozinha, talvez na área de churrasco para ver um jogo... essas coisas.

Sim, as TVs de tubo não podem receber o sinal da TV digital de hoje, mas é fácil encontrar conversores para isso. Se preferir, também é possível comprar um adaptador de HDMI para RCA/AV e plugar um Chromecast, Fire Stick ou qualquer coisa do tipo para colocar aplicativos e então ter uma tela smart retrô.

Não jogue sua TV de tubo no lixo (mesmo se ela não funcionar mais)

Porém, se você tem uma TV de tubo quebrada ou realmente não quer mais saber dela e pensa em jogá-la no lixo, é importante saber que ela não deve ser descartada no lixo comum. Afinal, a TV possui uma série de elementos poluentes dentro dela.

O que você deve fazer então? Descartá-la do jeito correto. Geralmente as cidades informam o que fazer, então basta entrar em contato com a sua prefeitura. Se preferir, alguns sites indicam pontos de coleta mais próximos, como o eCycle.

Fonte: IGN Brasil

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem