Pessoas e socorristas se reúnem em frente a um prédio atingido por um ataque israelense em Teerã — Foto: MEGHDAD MADADI / TASNIM NEWS / AFP
As negociações nucleares entre Estados Unidos e Irã, que estavam previstas para este domingo (15) em Mascate, capital de Omã, foram canceladas.
A informação foi confirmada neste sábado (14) pelo ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, ao canal X.
Omã tem atuado como mediador nas conversas entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano. Segundo Albusaidi, apesar do cancelamento da rodada, o país continua empenhado em promover o diálogo.
“As negociações entre o Irã e os Estados Unidos, que estavam agendadas para este domingo em Mascate, não ocorrerão. Mas a diplomacia e o diálogo continuam sendo o único caminho para uma paz duradoura”, declarou o chanceler.
O cancelamento acontece um dia após Israel lançar uma ofensiva aérea de grande escala contra alvos no Irã. A escalada militar aumenta as tensões na região e gera incertezas sobre o futuro dos esforços diplomáticos.
Até o momento, nem Estados Unidos nem Irã comentaram publicamente o motivo do cancelamento.
Entenda mais
O governo iraniano acusa Israel de iniciar uma guerra ao realizar ataques que deixaram ao menos 78 pessoas mortas no Irã, na sexta-feira(13). O governo israelense, por sua vez, diz que o conflito vai se estender pele tempo necessário.
Desde então, os ataques com mísseis iranianos já somam três mortos e ao menos 82 pessoas feridas desde sexta, quando os países trocaram ataques e acusações.
Veja a seguir o que já aconteceu:
O conflito direto começou na madrugada de sexta-feira, pelo horário local. Israel lançou uma grande operação para bombardear infraestrutura nuclear e autoridades iranianas.
O objetivo da operação, segundo as Forças de Defesa de Israel, é evitar que o Irã consiga desenvolver uma arma nuclear.
O bombardeio matou os chefes da Guarda Revolucionária e das Forças Armadas do Irã. Dois cientistas nucleares também foram mortos.
Além disso, a imprensa estatal iraniana afirma que ao menos 78 pessoas morreram nos ataques de Israel.
Já durante a noite de sexta-feira, o Irã lançou cerca de 100 mísseis contra Israel. Explosões foram ouvidas em Jerusalém e Tel Aviv.
Na manhã de sábado, o Irã fez novos ataques. O serviço de emergência de Israel subiu para três o número de mortos após ofensivas iranianas.
G1 - Mundo
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário