O Irã lançou nesta segunda-feira, 23, ataques contra alvos americanos no Oriente Médio como retaliação ao bombardeio contra suas centrais nucleares feito pelos EUA no fim de semana.
Segundo a mídia estatal iraniana, o alvo foi a Base Aérea de Al-Udaid, a maior e mais estratégica dos EUA na região, que abriga o Comando Central americano. Ao menos 10 mil soldados e civis americanos servem no local. Nâo houve danos nem vítimas, segundo o Pentágono.
O Irã coordenou os ataques à base aérea americana no Catar com autoridades catarianas e avisou com antecedência que os ataques estavam por vir, a fim de minimizar as baixas, de acordo com três autoridades iranianas familiarizadas com os planos.
O Catar afirmou que suas defesas aéreas interceptaram com sucesso os mísseis iranianos.
“Afirmamos que o Catar se reserva o direito de responder diretamente de maneira equivalente à natureza e à escala dessa agressão descarada, em conformidade com o direito internacional”, disse Majed Al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, em uma publicação no X.
Ainda de acordo com o governo do Catar, a situação no país é estável e não houve maiores danos.
Trump agradece por ‘ataque fraco’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou, o ataque de “muito fraco” o ataque de represália.
“O Irã respondeu oficialmente a nossa destruição de suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, algo que esperávamos e ao qual nos contrapomos com grande eficácia”, publicou Trump em sua plataforma Truth Social, após o lançamento de diversos mísseis contra a base americana de Al Udeid no Catar. “Quero agradecer ao Irã por avisar com antecedência, o que permitiu que não houvesse perda de vidas nem que ninguém ficasse ferido”, acrescentou.
A base estava em alerta para ataques há dias, desde o início do confronto entre Israel e Irã.
O Catar anunciou que está suspendendo temporariamente o tráfego em seu espaço aéreo “para garantir a segurança dos cidadãos, residentes e visitantes”.
Os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein tomaram uma medida similar. Os dois países servem como hub de aviação para rotas entre a Europa e a Ásia.
Os iranianos disseram que o país vizinho não é alvo do ataque.
Retaliação iraniana
O ataque ocorre dois dias depois do bombardeio americano às centrais nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan, que marcaram a entrada americana no conflito entre Israel e Irã, após dias de incerteza sobre se o presidente Donald Trump usaria a força ou apostaria na diplomacia para solucionar a crise.
Os ataques americanos provocaram danos significativos às centrais nucleares, mas não conseguiram destruir completamente o programa nuclear persa.
Nas últimas 24 horas, especulava-se que o Irã poderia também tomar alguma ação para bloquear a navegação no Estreito de Ormuz, por onde passa 20% da produção de petróleo mundial.
Bombardeio israelense
Mais cedo, Israel lançou ataques abrangentes contra locais considerados símbolos da teocracia iraniana nesta segunda-feira, 23, como um quartel-general da Guarda Revolucionária do país, uma prisão com milhares d e opositores e a central nuclear de Fordo.
Os novos bombardeios israelenses ocorreram após Teerã lançar dezenas de mísseis contra Israel no domingo, 22 e nesta segunda-feira. / AFP E NYT
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário