Fraude no INSS: PF investiga suposta participação de deputados e senadores envolvidos no golpe. Delação pode levar caso ao STF

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


As investigações sobre o esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente na Justiça Federal de 1ª instância, podem chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo fontes ouvidas pelo blog.

Isso porque há a expectativa de que sejam feitos acordos de delação premiada envolvendo as associações responsáveis pelos descontos fraudulentos e até servidores do instituto.

Segundo fontes, as acusações podem chegar a 20 parlamentares entre deputados e senadores de partidos do Centrão. As denúncias envolveriam também pagamentos mensais, algo parecido com o que foi visto no Mensalão.

Pessoas que estão a par das conversas afirmam que os acordos podem ser fechados dentro de um mês.

O esquema


As fraudes investigadas envolvem descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, realizados entre os anos de 2019 e 2024.

Investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal revelaram que o esquema cobrava mensalidades não autorizadas dos beneficiários, por meio da falsificação de assinaturas e ausência de documentação adequada.

De acordo com as estimativas das autoridades, o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 milhões. Além do impacto financeiro, o caso representa uma subtração direta da renda de milhões de brasileiros que dependem do INSS para sobreviver, especialmente idosos e pensionistas, considerados grupos vulneráveis a práticas abusivas.

Fonte: G1 

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem