DÓLAR
O dólar começa esta terça-feira (3) em queda de 0,81%, cotado a R$ 5,67, refletindo uma desvalorização global da moeda norte-americana. O movimento foi desencadeado por preocupações com a política comercial dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar, na sexta-feira, planos para dobrar as tarifas sobre importações de aço e alumínio de 25% para 50%, a partir de 4 de junho.
No Brasil, a queda do dólar foi limitada por incertezas fiscais internas. Desde o anúncio, em 22 de maio, de aumentos em várias alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para cumprir a meta fiscal do ano, os ativos brasileiros vêm sendo pressionados, mesmo após o governo ter voltado atrás em algumas medidas. O Congresso tem criticado as mudanças relacionadas ao IOF e a desarticulação política do governo com o Legislativo tem sido mal recebida pelo mercado. Na manhã desta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou esperar solucionar nesta semana a questão das mudanças no IOF, combinadas com medidas estruturais para equacionar a questão fiscal.
IBOVESPA
O Ibovespa encerrou a segunda-feira (2) em queda de 0,18%, aos 136 mil pontos. O movimento refletiu a cautela dos investidores diante da intensificação das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, após o presidente Donald Trump anunciar que pretende dobrar as tarifas sobre aço e alumínio importados. A incerteza global reduziu o apetite por risco, mesmo com o desempenho positivo de parte das bolsas internacionais e de ações ligadas à tecnologia no exterior.
No Brasil, o recuo do índice foi puxado principalmente por ações de peso, como Itaú Unibanco, com queda de 0,71%, e a B3, com menos 1,72%, esta última pressionada por dados fracos de volume em maio. Por outro lado, os papeis da Gerdau subiram 5,05%, beneficiados pela possível valorização do aço com o aumento tarifário nos EUA, e Petrobras avançou 0,58% com o salto nos preços internacionais do petróleo. O volume financeiro somou R$ 20,8 bilhões na sessão.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
Fonte: Brasil 61
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário