Cerca de 500 famílias do MST ocupam área na Bahia e exigem cumprimento de acordo firmado em 2008

 

Foto captura de tela TV Bahia

Espaço seria parte do Projeto Salite, iniciativa de irrigação coordenada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), mas a empresa pública nega a responsabilidade pelo local.

Cerca de 500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, nesta sexta-feira (6), uma área de espelho d'água que seria dentro do Projeto Salitre - iniciativa de irrigação coordenada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os trabalhadores rurais exigem a entrega de 3,4 hectares de terra, conforme acordado com o movimento em 2008. Por meio de nota, a Codevasf nega que o território ocupado faça parte do projeto e afirma ter quitado os acordos com o movimento.

De acordo com a TV Bahia, o MST pede que o governo federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Codevasf cumpram com o acordo firmado há 17 anos.

Além disso, o contrato também previa a implantação do sistema de irrigação, assistência técnica, acesso à água, fornecimento de maquinário e transporte para o escoamento da produção.

Em nota, a Codevasf afirmou que todos os compromissos assumidos em 2008 foram cumpridos e que uma área de 6,8 mil hectares foi doada para criação do assentamento Vale da Conquista, localizado no município de Sobradinho. A empresa pública detalhou ainda que as atuais ocupações não ocorrem em espaços sobre os quais ela é responsável e que o território de 3,4 hectares mencionados pelo movimento não integra a área do Projeto Salitre.

A companhia afirmou ainda que realizou a entrega parcial de equipamentos ao MST e que novos kits de irrigação ainda devem ser enviados.

G1 - Bahia

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem