banco de imagens / reprodução da internet / divulgação
O mês de junho, tradicionalmente um dos períodos mais frios e secos do ano no Centro-sul do Brasil, conta com previsões atípicas 2025: temperaturas acima da média e chuvas abaixo do normal em grande parte do país, e principalmente na região, segundo a Climatempo. O cenário exige atenção especial de produtores rurais, especialmente aqueles que estão na fase final da safrinha de milho, no início do ciclo do trigo ou finalizando cultivos de algodão e feijão.
“A falta de umidade no solo combinada com o calor atípico para essa época do ano pode provocar uma série de desequilíbrios fisiológicos nas plantas, como aceleração do ciclo e redução na formação de grãos”, explica Carina Cardoso, engenheira agrônoma e coordenadora técnica de mercado da Nitro, empresa brasileira especializada em nutrição e biológicos para a produção agrícola.
O impacto tende a ser mais severo no Centro-Oeste, onde o volume de chuva previsto para junho é inferior a 15 mm. No Sudeste e Sul, regiões onde o trigo começa a ganhar espaço, o solo seco pode prejudicar a germinação. No Nordeste e Norte, o calor acima do normal aumenta a evapotranspiração, exigindo mais irrigação das lavouras em um momento em que o lençol freático já está comprometido.
Segundo Carina, algumas práticas podem reduzir os efeitos negativos das condições adversas. “É essencial que o produtor utilize coberturas vegetais ou palhada para proteger o solo, reduzir a temperatura e conservar a umidade”, recomenda. “Outra estratégia importante é o uso de bioestimulantes e aminoácidos para aumentar a tolerância das plantas ao estresse hídrico e térmico. Isso favorece o enchimento dos grãos e a formação de estruturas reprodutivas mesmo em ambientes limitantes”, completa.
A especialista comenta que, além das práticas já citadas, a adubação foliar por meio de fórmulas especiais com micronutrientes pode ser uma aliada e deve ser adotada estrategicamente com outras táticas de manejo. “Elementos como boro, manganês e zinco contribuem para o equilíbrio hormonal e a resistência das plantas ao estresse ambiental. Quando aplicados estrategicamente, ajudam a planta a manter o metabolismo ativo mesmo em condições desfavoráveis”. Para as regiões que contam com infraestrutura de irrigação, a recomendação da agrônoma é racionalizar o uso da água. “Priorize áreas em fase reprodutiva e ajuste o horário de irrigação para evitar perdas por evaporação. Evite irrigar no meio do dia e foque em sistemas de monitoramento da umidade do solo para tomar decisões com base em dados”.
A aceleração dos ciclos, causada por temperaturas mais altas, pode comprometer o peso dos grãos, reduzir a qualidade das fibras do algodão e afetar a colheita mecanizada. Por isso, Carina reforça que o monitoramento climático em tempo real e a adoção de práticas sustentáveis são indispensáveis neste mês. “O clima está cada vez mais instável. O produtor precisa estar tecnicamente preparado para responder com agilidade, sem comprometer a rentabilidade. O manejo correto, com uso de tecnologias acessíveis como nutrição balanceada e bioinsumos, é o melhor caminho para manter a produtividade mesmo com adversidades”, finaliza.
Sobre a Nitro
A Nitro é uma multinacional brasileira com quase 90 anos de história, com atuação nos segmentos de insumos para o agronegócio, especialidades químicas e químicos industriais. A Nitro ingressou no agro em 2019 e, em cinco anos no segmento, se consolidou como uma das maiores empresas de nutrição e biológicos do setor. A Nitro conta com 6 unidades de produção no Brasil e 4 centros de Pesquisa e Desenvolvimento, além dos centros de distribuição, unidades internacionais e escritório administrativo em São Paulo (SP).
Fonte: Loures Consultoria
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário