Dilma Lindalva Pereira da Costa. — Foto: Samantha Rufino/g1 RR/Arquivo
A ex-presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (Iteraima) Dilma Lindalva Pereira da Costa foi nomeada pelo governador Antonio Denarium (PP) para um cargo de direção na Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), mas deputados estaduais pediram a exoneração dela nessa terça-feira (13).
Dilma é investigada por suspeita de integrar um esquema de grilagem de terras no estado. Ela foi nomeada para o cargo de Diretora de Monitoramento e Controle Ambiental e a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (14).
A cobrança foi feita durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR). A exoneração foi cobrada pelo presidente da Casa Soldado Sampaio (Republicanos) e os deputados Jorge Everton (União) e Renato Silva (Podemos).
Dilma é alvo de uma investigação no Ministério Público de Contas de Roraima (MPC) por grilagem de terras públicas na Gleba Baliza e também na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ale-RR, que investiga órgão. Ela foi exonerada do cargo de presidente em abril deste ano, a pedido dela.
“É preocupante. A CPI das Terras foi clara ao ponto de o governador ter que exonerá-la, devido ao que foi relatado na CPI, com provas concretas das falhas e do envolvimento na grilagem de terras. Precisamos tomar providências. Também cabe nos manifestar politicamente, como estamos fazendo", afirmou Soldado Sampaio. Ele disse ainda que vai acionar a Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa de Roraima para barrar a nova nomeação.
A grilagem, também chamada de roubo de terras, é a ocupação ilegal e fraudulenta de terras públicas, que em alguns casos ocorre por meio de documentos falsos para a obtenção de títulos de propriedade.
G1 - Roraima & Amazônia
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário