O calorzão chegou forte e muitas empresas e pessoas nos seus lares recorrem ao ar condicionado para amenizar os efeitos, porém devem ficar atentos a algumas informações importantes.
Os problemas com ar-condicionado acontecem, principalmente, nos aparelhos mais antigos, e um dos mais frequentes é o gotejamento de água. Embora o aparelho seja projetado para desumidificar o ambiente, quando ele começa a gotejar, isso indica que algo pode não estar funcionando corretamente.
Os técnicos da Padronizar Climatização dão algumas dicas essenciais para que seu aparelho possa funcionar com eficácia e economia:
I - Filtro de ar sujo ou obstruído
Quando o filtro de ar do ar-condicionado está sujo, ele restringe a passagem do ar, causando um acúmulo de umidade no sistema e pode levar a um gotejamento excessivo, já que a água condensada não é evacuada adequadamente.
Medida preventiva: fazer a limpeza regular dos filtros, de preferência a cada 15 ou 30 dias, dependendo do uso do aparelho.
II - Tubo de drenagem obstruído ou mal posicionado
O bloqueio ou desalinhamento do tubo de drenagem pode causar o gotejamento. Esse tubo é responsável por transportar a água gerada pela condensação para fora do aparelho. Quando ele está obstruído ou mal instalado, a água acaba se acumulando e gotejando para fora do aparelho.
Medida preventiva: Um técnico especializado pode verificar e corrigir a posição do tubo ou realizar a limpeza para garantir que a drenagem ocorra corretamente.
III - Defeito na serpentina do evaporador
A serpentina do evaporador, responsável por absorver o calor do ambiente, pode ser a causa do gotejamento se estiver com problemas. Se a serpentina estiver congelando, o gelo pode derreter e gerar um acúmulo de água dentro do aparelho.
Medida preventiva: verificar possíveis falhas no controle de temperatura ou baixa vazão de ar devido a filtros ou ventiladores sujos.
IV - Instalação inadequada
A instalação de um aparelho de ar condicionado é a fase mais importante pois uma instalação inadequada pode levar a uma série de problemas, incluindo o gotejamento.
Medida preventiva: Solicitara que um técnico especializado verifique se o aparelho do ar-condicionado foi instalado em um local adequado pois caso contrário se o nível estiver errado, o processo de drenagem pode ser comprometido.
Por fim, os técnicos da Padronizar citam algumas dicas para evitar que o ar-condicionado comece a gotejar e as ações devem ser de forma periódica:
Limpeza dos filtros
Manter os filtros limpos impede a obstrução do fluxo de ar e ajuda o sistema de drenagem a funcionar corretamente.
Verificação da drenagem
Observar periodicamente o tubo de drenagem para garantir que não haja bloqueios. Caso você perceba que o fluxo de água não está adequado, é recomendável a intervenção de um técnico para fazer a limpeza e o reposicionamento do tudo, se necessário.
Manutenção Preventiva
Como todo equipamento o ar condicionado exige que seja feita manutenções preventivas a cada seis meses, para garantir que o aparelho esteja funcionando com eficiência, com economia e sem falhas
Instalação Profissional
Busque sempre a ajuda de um profissional especializado e com experiência comprovada para realizar a instalação do seu ar-condicionado.
Caso necessite da assistência de um técnico para realizar um diagnóstico preciso para instalar o seu aparelho ou resolver problemas como gotejamento ou falhas internas no sistema de drenagem ou no funcionamento do evaporador Padronizar está á disposição para atendê-los, é só entrar acessar os contatos abaixo:
Não deixe
de curtir nossa página Facebook e
também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário