Luís Eduardo Magalhães celebra 25 anos de emancipação e progresso


Foto TMNews do Vale

O último domingo (30) foi dia de celebrar os 25 anos de emancipação político-administrativa de Luís Eduardo Magalhães, município do oeste da Bahia, que se tornou uma das potências do agronegócio brasileiro.

Localizada no extremo oeste baiano, cercada por campos produtivos e pelo Cerrado, o que antes foi apenas ponto de apoio da BR-242 e entroncamento com a BR-020, era chamada de “Mimoso do Oeste”, hoje a cidade é considerada a capital do agro do Matopiba.

Há 25 anos o distrito era renomeado de Luís Eduardo Magalhães, em homenagem ao filho do ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães. E junto com o novo nome e emancipação, outras histórias começaram a serem cultivadas na cidade, como a do produtor Odacil Ranzi, que veio de Passo Fundo no Rio Grande do Sul e acompanhou todas as transformações do lugar ao longo de mais de quatro décadas.

Capital do Matopiba

LEM como é carinhosamente chamada pelos moradores da região é conhecida pela resiliência de quem mora por lá.

Atualmente com mais de 116 mil habitantes, foi uma das cidades que mais cresceram no Brasil, nos últimos anos e uma das 100 cidades mais ricas do agronegócio, conta com uma produção de 2,7 bilhões de reais em 2024.De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, no ano passado, o município foi o terceiro maior exportador do nordeste, comercializando US$ 2,126 bilhões.

Dados do IBGE apontam que em 2023, a cidade produziu quase um milhão de tonelada de soja. (946.721).

No lugar que mescla tradições, do Nordeste e do Sul, há esperança de um futuro ainda mais promissor.

Confira a programação musical:

• 20h30 – Lavínia Rosa
• 21h30 – Kátila Lima
• 22h30 – Juninho Rodrigues
• 23h30 – Israel & Rodolffo
• 00h40 – Arthur e Samuel
• 01h30 – DJ Navi

Eventos Esportivos e Recreativos


Fonte: Canal Rural

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem