Etarismo no trabalho e oportunidade para pessoas acima dos 50

Etarismo: entenda o que é e quais os impactos na vida da mulher — Foto: Pexels

O levantamento Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas brasileiras e suas Ações Afirmativas, publicada pelo Instituto Ethos em 2016, revelou que havia apenas 9,19% de pessoas com mais de 56 anos ocupando posições de direção e 4% de pessoas com a mesma faixa de idade ocupando posições de gerência nessas companhias. No entanto, somente 3,4% dessas organizações reconheciam ter políticas com metas e ações planejadas para incentivar a participação de pessoas 45+ nos postos de direção, ao passo que outras 9,4% assumiram ter apenas ações pontuais, enquanto a grande maioria delas, 87,2%, admitiram não ter medidas com essa finalidade.

O Ethos só voltou a realizar o levantamento no ano de 2024 ampliando para as 1.100 maiores empresas que operam no Brasil. Nesta edição, entretanto, não há o recorte de idade 56 anos ou mais. O último extrato apontado é 45+, o que em si já parece significativo, uma vez que embora a sua participação percentual nos cargos de direção (54,9%) e de gerência (32,5%) seja elevada, não se desagrega esses dados para que se possa saber quem são esses profissionais com 45 anos ou mais que estão nesses postos.

Ademais, segue sendo muito baixo o percentual de empresas que afirmam possuir políticas com metas e ações planejadas para incentivar a participação de pessoas 45+ nas posições superiores da hierarquia organizacional: 3,6% e 4,5% para os cargos de direção e gerência respectivamente. Ao passo que 75,5% e 70,9% das empresas admitiram não ter ações voltadas para essa finalidade para os postos de direção e gerência respectivamente; e outras 20,9% e 24,5% reconheceram contar apenas com ações pontuais para essa finalidade, respectivamente quanto aos cargos de direção e de gerência.

CDI Comunicação

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem