A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, abriu inscrições para a Formação Introdução a Educação Midiática. A atividade tem como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada dos conceitos de educação midiática, desenvolvendo habilidades essenciais para acessar, analisar e produzir conteúdo de forma consciente. Estão sendo oferecidas 2.000 vagas para educadores dos 27 territórios de identidade da rede estadual de ensino.
A ação formativa, que acontece entre os dias 17 de fevereiro e 30 de abril e tem carga horária de 20 horas, será oferecida de maneira autoinstrucional, por meio da plataforma Moodle, permitindo que os educadores aprendam no seu próprio ritmo, com acesso a materiais interativos, atividades práticas e fóruns de discussão.
Durante a formação, os professores serão estimulados a refletir sobre o papel das mídias na sociedade e aprenderão a usar a educação midiática como uma ferramenta para promover o pensamento crítico, a ética e a participação cidadã no ambiente digital.
A atividade, que será realizada em parceria com Instituto Palavra Aberta (Educa Mídia), é dividida em quatro módulos que abordarão tópicos como letramento midiático, análise crítica da informação, produção de conteúdo responsável e cidadania digital.
“Estamos imersos em uma cultura digital em que, não apenas as condições do exercício produtivo, da força de trabalho, nos exigem que estejamos conectados e dominando certos tipos de tecnologia. A nossa forma de ser e estar no mundo está atravessada por ela. Portanto, estamos diante de grandes desafios que nos exigem que a Educação Digital e Midiática seja de fato encarada. E cabe a nós fornecer formações para os professores para que eles possam se apropriar destas tecnologias, compreender os impactos sociais que elas geram e desenvolver atividades, ações, reflexões, eventos que considerem as potencialidades destas tecnologias e estimule os seus estudantes a se apropriarem delas também, de forma crítica, criativa, propositiva e autoral", afirmou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
Ascom/Secba
Não deixe
de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário