Quem não se comunica…


(*) Valter Bernat

A frase do Velho Guerreiro vem a calhar, e completa o título deste Editorial, no “caso PIX”. O governo tentou taxar, não dá pra negar a intenção. Lembram-se da CPMF que também começou assim? Alguns podem achar que estou atrasado no assunto, mas é porque eu quis deixar acabar a confusão para então analisar e falar sobre.

Podemos apontar falhas na comunicação do governo, mas neste episódio do Pix, não se trata só de avaliar a capacidade do governo de responder às iniciativas organizadas da oposição. Ficou claro que a oposição fala muito mais ao povo do que o governo.

O governo não conseguiu explicar a milhões de brasileiros, que lhe tem hostilidade, a questão do Pix, mesmo depois de trocar o Ministro das Comunicações por um marqueteiro calejado. Senti isso diretamente durante uma corrida de Táxi Rio (não uso Uber). Apesar de todas as explicações que dispunha para dar sobre o assunto, não consegui convencer o motorista, contra sua insistente narrativa, de que “se o governo recuou, era porque queria taxar o Pix, além de outras maldades que faz contra nós”.

O problema não é de comunicação, e sim de falta de confiança do país na política econômica e nos atuais gestores dessa política econômica.

Chico Buarque, no primeiro governo Lula, falou num novo ministério que se denominaria “Ministério do Vai dar merda”. Agora, mais do que nunca, isto se mostra imprescindível, pois a simples troca do titular do Ministério das Comunicações será inócua, se as demais pastas continuarem anunciando projetos sem a devida avaliação crítica.

O único requisito do novo ministério seria que o seu titular fosse isento de puxassaquismo e com autonomia para aconselhar o presidente sem receio de perder a amizade e as benesses da Corte. Aspectos que sugerem que a solução converge para inteligência artificial dotada de algoritmo, à prova de populismo, esquerdismo datado e blindada contra ataques do Centrão.

O que houve na prática? A Receita implantou um procedimento que utiliza informações sobre movimentação Pix para identificar eventuais falhas nas declarações de IR dos emissores/receptores de recursos via essa fantástica forma de transferência financeira.

Diante de tudo o que apareceu na imprensa e nas redes sociais, qual foi a solução criativa do governo? Trocar o ministro, político, por um ministro marqueteiro e gerar uma MP desmentindo… por que desmentiu se não era verdade?

Lula, preocupado com a repercussão negativa que teve a medida, ordenou aos ministros entrar no modo “controle de danos”. Ocorre que esta medida atinge exatamente os menos favorecidos. Aqueles que usam o Pix como fonte de renda de seu trabalho, aproximadamente, 50MI de brasileiros.

Uma pergunta fica no ar: se não havia interesse em taxar, por que recuar?

Sidônio chegou com pompa e circunstância à Secom. Elogiou o chefe e Janja, pessoas que trabalhavam lá, mas demitiu alguns e colocou os seus. Ele está apostando no combate às fake news, mas não pode se esquecer de que mentir para promover o governo já não faz tanto sucesso quanto fez no passado.

Um povo que experimentou um governo perdulário, com vocação para arrecadar, está sentindo no bolso o peso dos impostos. Não houve corte de gastos suficiente, e nem haverá.

Sidônio chega justamente para convencer o povo de que Lula é o salvador da pátria. Depois de ter mudado a forma do reajuste do salário mínimo, para 2,5%, o estrago está feito. Dificilmente, uma pessoa com fome se deixa levar por discurso populista.

É esperar pra ver.

(*) Advogado, analista de TI e editor do site O Boletim

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem